Exercício

Exercícios para Circulação: Orientações da Médica para Melhorar o Fluxo Sanguíneo

Existem inúmeros benefícios dos exercícios físicos para a saúde, não é mesmo? No entanto, algumas pessoas encontram dificuldades para aderir a uma prática esportiva.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 08/05/2024 às 13:39
Notícia

Existem inúmeros benefícios dos exercícios físicos para a saúde, não é mesmo? No entanto, algumas pessoas encontram dificuldades para aderir a uma prática esportiva.

Nesse contexto, a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, entrevistada pelo site Terra, oferece orientações sobre exercícios físicos para problemas de circulação.

Exercícios Físicos para Melhorar a Circulação

A Dra. Aline destaca que atividades que fortalecem os músculos da panturrilha são fundamentais para melhorar a circulação, pois essa musculatura desempenha um papel importante ao impulsionar o sangue de volta para o coração, onde é reoxigenado nos pulmões.

"É uma relação de benefícios mútuos: a prática regular de exercícios melhora a circulação e uma boa circulação contribui para um melhor desempenho esportivo.

Quanto mais você se exercita, melhor será seu condicionamento vascular. Portanto, a sensação de peso e cansaço também será reduzida", explica.

Além disso, é importante ressaltar que não é necessário se tornar um atleta profissional para colher os benefícios da melhoria da circulação. Mesmo exercícios de baixo impacto já trazem resultados positivos.

"A caminhada, por exemplo, é uma excelente opção para melhorar a circulação nas pernas, pois estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos e fortalece a musculatura da panturrilha, aumentando o fluxo sanguíneo nas veias e facilitando o retorno do sangue ao coração", destaca a especialista.

Esportes Aquáticos e Musculação para Circulação

A prática de natação e hidroginástica é altamente recomendada. "Todos os exercícios realizados na água, além de fortalecerem a musculatura das pernas, são excelentes atividades aeróbicas e aproveitam a pressão hidrostática da água, que funciona como uma drenagem linfática, estimulando a circulação", orienta a Dra. Aline.

A musculação também é uma aliada importante. Além de queimar gordura e aumentar a massa muscular, protege os ossos, melhora a postura, flexibilidade, resistência física e, principalmente, a circulação.

Os exercícios intensos mantêm o coração ativo, regulam a pressão sanguínea e combatem o colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares.

Alívio de Sintomas e Cuidados Simples

Sintomas decorrentes de problemas de circulação podem ser aliviados com cuidados simples, como o uso de meias elásticas de compressão.

"As meias de compressão estimulam a circulação nas pernas e são ótimas para quem pratica atividades físicas regularmente.

Para pessoas com problemas circulatórios como varizes, as meias oferecem conforto durante a atividade física e podem ser usadas após atividades físicas intensas, auxiliando na recuperação", aconselha a Dra. Aline.

"Apenas um profissional especializado pode realizar uma avaliação para diagnosticar o que está afetando sua circulação e indicar quais tipos de exercícios você pode realizar, além de, se necessário, recomendar tratamentos específicos para o seu caso", conclui a Dra. Aline Lamaita.

Confira também: Benefícios de praticar exercícios físico pela manhã

Tags

Autor