Exercício de ombro: 4 exercícios essenciais para treinar ombros
Saiba quais são os melhores exercícios para você fortalecer os ombros com a academia

Treinar os ombros na academia é uma ótima maneira de alcançar uma estética mais atraente. Desenvolver bem esse grupo muscular proporciona uma aparência mais ampla ao tronco, contribuindo para criar a forma em "V" do corpo.
Os deltoides, os músculos dos ombros, consistem em três partes distintas: anterior (localizada na parte frontal dos ombros), média (está situado na parte lateral) e posterior (está na parte traseira dos ombros).
Benefícios de um bom treino de ombros
Treinar os músculos do ombro podem trazer diversos benefícios, sendo eles:
- Aumento de força;
- Melhor mobilidade para atividades diárias;
- Previne melhor as lesões;
- Melhora da postura.
No entanto, é essencial praticar os exercícios com cuidado e técnica adequada para evitar sobrecarregar a região e, assim, prevenir lesões.
É recomendado procurar um educador físico para criar um programa de treino personalizado e seguro especialmente para você.
4 exercícios recomendados para treinar ombros na academia
1. Desenvolvimento com halteres
É um exercício fundamental para os ombros, atingindo diversas áreas dos deltoides, além de envolver tríceps e trapézio. Também pode ser realizado com barra livre ou na barra guiada.
2. Elevação lateral
É um movimento de abdução que trabalha principalmente a porção medial do deltoide (lateral), mas também ativa o posterior e o anterior. Pode ser feito com halteres ou na polia, de forma unilateral.
3. Elevação frontal
É um exercício direcionado principalmente para a parte anterior do deltoide, porém também engaja a porção lateral e posterior, além de músculos estabilizadores como o serrátil e o peitoral superior. Pode ser feito com barra, halteres, anilhas ou na polia.
4. O Crucifixo invertido
Visa o desenvolvimento do posterior do deltoide, com envolvimento adicional do trapézio. Pode ser executado na máquina, com halteres ou na polia.
Veja também: SAIBA OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA AS TAXAS DE COLESTEROL, GLICOSE E TRIGLICERÍDEOS
Fonte: Terra