RECAITA DE NATAL

SOBREMESAS QUE NÃO PODEM FALTAR NA CEIA DE NATAL? Aprenda como fazer e saiba quais são AS SOBREMESAS tradicionais do NATAL

Veja dicas de receitas de sobremesas para este Natal

Cadastrado por

Marcus Vinícius

Publicado em 18/12/2023 às 15:41 | Atualizado em 18/12/2023 às 16:20
Pudim - Reprodução/Pixabay

A ceia de Natal está chegando, cheia de celebrações e tradições. Algumas receitas são quase obrigatórias todos os anos em alguns ciclos familiares. Sendo assim, pequena ou grande, a importância da ceia vai além do Natal, mas sendo muito importante para compartilhar esse momento com a família trazendo memórias importantes.

Por isso, separamos as principais receitas de Natal, que são feitas em diversos lugares por todo o País, todos os anos, tornando o Natal tão tradicional e especial para as famílias brasileiras.

PRATOS DA CEIA DE NATAL

Tendo origem europeia, a ceia de Natal tinha o intuito de fazer uma refeição quente, de portas abertas, para ajudar viajantes que passavam pela região pela noite de Natal.

Sendo assim, grande parte dos alimentos tradicionais da ceia de Natal também tem origem europeia, como o peru, ou a carne de porco. Já no Brasil, foram feitas diversas adaptações para acrescentar alimentos e ingredientes regionais.

Por isso, é tão comum que no Natal, diferentes partes do País tenham pratos tão diversos, já que cada estado tem culturas únicas e que fazem parte da nossa culinária.

SOBREMESAS TRADICIONAIS DE NATAL

Existem diversas sobremesas populares no Natal, sendo muitas tendo diferentes formas de preparo, como o panetone que tem diferentes sabores e tipos. Sendo assim, confira quais são as principais sobremesas de Natal:

1. Pavê:

O pavê é uma das receitas mais populares, devido a simplicidade de ingredientes e praticidade de preparo. Sendo também, uma receita versátil, podendo ter diferentes ingredientes na receita, para dar personalidade e a sua identidade para a sobremesa.

Ingredientes do creme:

Ingredientes da montagem:

Ingredientes da cobertura:

Modo de preparo:

Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, as gemas (se estiver usando) e o amido de milho. Depois leve ao fogo médio, mexendo continuamente, até obter um creme espesso. Retire do fogo e reserve.

Em um refratário, faça camadas alternadas de bolachas umedecidas no café ou leite e do creme preparado. Comece e termine com uma camada de creme. Em seguida, bata as claras em neve, adicione o açúcar aos poucos e continue batendo até obter um merengue firme. Cubra o pavê com o merengue, espalhando-o uniformemente sobre o creme. Se desejar, polvilhe chocolate em pó ou coloque raspas de chocolate por cima.

2. Gelatina colorida:

Simples de ser preparada, a gelatina de diferentes cores com um creme especial, também é um prato tradicional em alguns estados do Brasil, encanta as crianças e adultos.

Ingredientes: 

Modo de preparo:

Dissolva cada caixa de gelatina em 1 xícara (aproximadamente 240 ml) de água fervente, mexendo bem até que a gelatina esteja completamente dissolvida.
Adicione 1 xícara de água fria a cada sabor de gelatina e mexa novamente.

Em um recipiente refratário ou forma, despeje uma camada fina de uma cor de gelatina e leve à geladeira até que a gelatina esteja completamente firme.

Repita o processo com as outras cores de gelatina, despejando cuidadosamente sobre as camadas já firmes. Certifique-se de permitir que cada camada fique firme na geladeira antes de adicionar a próxima. Em seguida, continue alternando as cores até que todas as gelatinas tenham sido adicionadas, criando camadas coloridas É só reservar na geladeira até que esteja firme e pode servir.

3. Pudim:

O pudim é uma sobremesa tão popular que é consumida em diversas outras épocas do ano. Tendo uma textura firme e uma modo de preparo prático, a sobremesa conquista o paladar de muitas pessoas nessa época do ano.

Ingredientes:

Para o Caramelo:

Para o Pudim:

Modo de preparo:

Derreta o açúcar em uma panela em fogo médio, mexendo constantemente para evitar queimar, até que se transforme em um caramelo dourado. Depois despeje o caramelo no fundo de uma forma para pudim, espalhando-o uniformemente. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180°C e no liquidificador, coloque os ovos, o leite condensado, o leite e a essência de baunilha (se estiver usando). Bata bem a mistura até que todos os ingredientes estejam completamente incorporados. Despeje a mistura do pudim na forma preparada sobre o caramelo e cubra a forma com papel-alumínio.

Coloque a forma em uma assadeira maior e adicione água quente na assadeira até atingir aproximadamente a metade da altura da forma do pudim. Asse em banho-maria no forno preaquecido por cerca de 1 hora ou até que, ao inserir um palito, este saia limpo.

Retire do forno e deixe esfriar completamente e leve à geladeira por algumas horas ou durante a noite para firmar. Para desenformar, passe uma faca ao redor do pudim e vire-o sobre um prato de servir.

Fonte: Terra.

 

Leia Também

Tags

Autor

Veja também