CARDIO

Corrida, caminhada ou bike: qual é o melhor cardio para emagrecer?

Os três exercícios de cardio são benéficos para a saúde. Saiba qual se encaixa melhor na sua rotina.

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Lima

Publicado em 29/05/2024 às 9:16
Notícia

O exercício aeróbico, comumente chamado de "cardio", é essencial para melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a saúde circulatória do coração.

Além disso, ajuda a aumentar o gasto calórico, contribuindo para a perda de peso.

Mas qual atividade escolher: caminhada, corrida ou bike?

Freepik
Veja se é melhor fazer cardio antes ou depois do treino se o seu objetivo é emagrecer. - Freepik

Corrida: intensidade e melhor no emagrecimento

Segundo especialistas, a corrida é uma opção mais intensa de cardio, que pode aumentar o gasto calórico e melhorar a capacidade aeróbica.

"O conceito de melhor é sempre muito subjetivo e individual. O que é melhor para um pode não ser o melhor para o outro", afirmou Carlos Leandro Tiggemann à CNN Brasil.

Para quem é avançado nas atividades físicas e busca emagrecimento, a corrida pode ser ideal, pois aumenta significativamente o gasto de calorias e a capacidade aeróbica.

Atenção, esta é uma atividade que exige preparação física prévia para evitar lesões nas articulações.

Caminhada: ideal para iniciantes

Freepik
Corrida. - Freepik

Para iniciantes, a caminhada pode ser a melhor opção de cardio. É uma atividade de menor intensidade e impacto, exigindo um menor condicionamento físico.

O caminhar é o movimento mais básico de todos, oferece uma menor sobrecarga nas articulações e não exige equipamento”, comenta Tiggemann.

A caminhada é acessível e eficaz para quem está começando, proporcionando benefícios cardiorrespiratórios sem grandes riscos de lesões.

Ciclismo: Baixo impacto e alta eficácia

Reprodução/Freepik javi_indy
cardio; academia; exercício - Reprodução/Freepik javi_indy

O ciclismo é uma excelente alternativa para iniciantes na rotina de atividades físicas, desde que saibam andar de bicicleta.

A bicicleta tem a vantagem de diminuir o impacto nas articulações, uma vez que o peso do corpo não é descarregado sobre os tornozelos, joelhos, quadris e lombar.

"Em contrapartida, você tem uma maior sobrecarga na região do púbis e uma descarga maior sobre os punhos, cotovelos e ombros”, afirma Tiggemann.

O ciclismo também pode ser adaptado para diferentes níveis de condicionamento físico, tornando-se uma opção versátil.

Veja também: receita para emagrecer: Suco de beterraba com limão

Com informações da CNN Brasil

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor