Emagrecimento

5 dicas para emagrecer mais rápido de forma saudável

Cirurgião bariátrico traz orientações para pessoas que desejam emagrecer mudando os hábitos

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 17/04/2024 às 13:25 | Atualizado em 17/04/2024 às 13:29
Notícia

É possível emagrecer de maneira saudável mudando os hábitos da rotina. Muitas pessoas buscam dietas milagrosas e soluções diferentes, mas o ideal é focar nas três coisas principais: alimentação, exercício e acompanhamento médico.

O cirurgião bariátrico Sérvio Fidney, chefe do serviço de Cirurgia Geral e Bariátrica do Hospital Agamenon Magalhães, explica que o emagrecimento ocorre quando o gasto calórico diário é maior do que as calorias ingeridas.

"Isso só é possível com a escolha de alimentos mais saudáveis, dentro de uma cota calórica diária, e a prática de exercícios físicos de modo regular, além de noites de sono com qualidade, entre 7 e 9 horas”, conta.

A seguir, veja mais dicas do médico para emagrecer de forma saudável:

Dicas para emagrecer rápido de forma saudável

1) Mastigue devagar

É importante mastigar devagar para se sentir mais saciado, além de auxiliar a digestão.

Quem come muito rápido pode acabar comendo mais do que o necessário e ingerindo mais calorias.

2) Beba água

Pode parecer simples, mas beber água realmente ajuda no processo de emagrecimento.

O consumo adequado de água colabora para o bom funcionamento do metabolismo, além de proporcionar mais saciedade e diminuir a retenção de líquido e sal.

Para calcular a quantidade de água que você precisa ingerir diariamente, deve-se multiplicar 35 ml pelo peso corporal.

3) Pratique exercícios físicos

A recomendação é fazer atividade física pelo menos três vezes por semana.

Se a pessoa conseguir, é importante tentar intercalar exercícios de força que causam aumento da massa muscular com exercícios aeróbicos, como corrida e natação, que aumentam a queima de gordura.

4) Faça refeições frequentes e em menor quantidade

O médico recomenda fazer refeições em pequenas porções a cada três horas.

Também é importante não pular refeições, pois pode afetar o metabolismo e aumentar a necessidade de comer na próxima refeição.

5) Evite alimentos ultraprocessados e prefira alimentos ricos em fibras e proteínas magras

Os alimentos ultraprocessados costumam ser ricos em açúcar e gordura e muito calóricos.

Alimentos ricos em fibras como a aveia, maçã, feijão, lentilha, e as proteínas magras, como ovo, frango, peixes e carnes vermelhas menos gordurosas causam mais saciedade.

Busque um profissional da nutrição

Sérvio Fidney destaca que um profissional da nutrição pode ser um grande aliado no processo do emagrecimento porque indicará a rotina alimentar adequada ao paciente.

Para quem já perdeu peso devido a procedimentos cirúrgicos como a cirurgia bariátrica, é necessário continuar seguindo as dicas acima para manter o corpo saudável e os resultados.

“Os benefícios oferecidos pela cirurgia bariátrica e metabólica devem ser considerados para pacientes obesos, principalmente aqueles com histórico familiar relevante de doenças associadas, mas além da cirurgia, é necessário que o paciente deixe para trás a rotina inadequada. É preciso iniciar uma mudança de vida desde o período pré-operatório e se adaptar a novos hábitos”, diz o cirurgião.

Veja também: Receita INCRÍVEL para EMAGRECER: Suco de BETERRABA com LIMÃO

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor