5 alimentos que não podem faltar de jeito nenhum na sua dieta

Conheça os alimentos indispensáveis para uma dieta equilibrada, cheia de sabor e saúde. Veja o que não pode faltar no seu prato de jeito nenhum!

Publicado em 01/05/2025 às 9:33
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Uma alimentação saudável vai muito além de contar calorias ou seguir modismos. Ela deve ser baseada em alimentos que ofereçam ao corpo os nutrientes necessários para funcionar bem, prevenir doenças e manter o equilíbrio físico e mental.

E, embora existam milhares de opções saudáveis, alguns alimentos se destacam por seus benefícios únicos e por atuarem em diferentes áreas da saúde ao mesmo tempo.

Listamos 5 alimentos indispensáveis para uma dieta equilibrada, seus benefícios e como incluí-los na rotina.

5 alimentos que vão ser aliados na sua dieta

1. Cenoura

Reprodução/ iStock
Imagem ilustrativa da cenoura! - Reprodução/ iStock

A cenoura é um vegetal altamente nutritivo. Seu principal destaque é o betacaroteno, um antioxidante que o organismo converte em vitamina A, essencial para a visão, o sistema imunológico, a regeneração celular e a saúde da pele.

Além disso, a cenoura fornece vitamina K1 (importante para a coagulação do sangue), potássio (que ajuda a controlar a pressão arterial), e fibras dietéticas, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas simples para emagrecer sem perder massa muscular

Você pode consumi-la crua em saladas, em sucos com frutas (como laranja e limão), cozida no vapor, assada, ou até em bolos saudáveis.

Benefícios:

  • Protege a saúde ocular e previne a degeneração macular;
  • Aumenta a produção de colágeno, melhorando a aparência da pele;
  • Tem ação anti-inflamatória e antioxidante;
  • Contribui para o bronzeado natural da pele.

2. Berinjela

Freepik
Imagem de algumas berinjelas, cujos benefícios incluem a perda de peso - Freepik

A berinjela é um alimento de baixo índice glicêmico, rica em fibras solúveis, como a pectina, que formam um gel no estômago, reduzindo a absorção de gordura e açúcar no intestino. Isso ajuda na redução do colesterol LDL (ruim) e na prevenção do diabetes tipo 2.

Ela também contém nasunin, um antioxidante da casca roxa, que combate o estresse oxidativo e protege as células cerebrais contra os danos dos radicais livres.

Ela vai bem grelhada, assada, refogada, em pastas como a babaganuche ou na famosa água de berinjela (deixada de molho durante a noite e consumida em jejum para auxiliar no emagrecimento).

Benefícios:

  • Reduz o colesterol e controla a glicemia;
  • Melhora a saúde digestiva e aumenta a saciedade;
  • Tem ação neuroprotetora e anti-inflamatória;
  • Possui apenas 25 kcal por 100g — ideal para dietas de emagrecimento.

3. Alimentos vermelhos

Reprodução/ iStock
Imagem ilustrativa de frutas vermelhas! - Reprodução/ iStock

Tomate, morango, melancia, cereja, framboesa, goiaba e pimentão vermelho fazem parte do grupo dos alimentos de coloração vermelha.

Naturalmente ricos em licopeno, antocianinas e vitamina C — antioxidantes potentes que combatem os radicais livres e reduzem o risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer, especialmente o de próstata e o de mama.

LEIA TAMBÉM: 4 exercícios super simples para fortalecer e definir os glúteos

Esses compostos também têm efeito anti-inflamatório e vasodilatador, melhorando a circulação e protegendo o sistema cardiovascular. Consuma em saladas, sucos naturais, smoothies, geleias sem açúcar, molhos caseiros, ou mesmo crus como lanches rápidos e saudáveis.

Benefícios:

  • Previnem doenças degenerativas e cardiovasculares;
  • Ajudam a manter a pele firme e jovem;
  • Estimulam a produção de colágeno;
  • São baixos em calorias e ricos em água — ideais para hidratar e nutrir.

4. Salmão

Foto: iStock
Salmão é um dos alimentos que previnem a queda capilar. - Foto: iStock

O salmão é uma das melhores fontes alimentares de ômega-3 EPA e DHA, ácidos graxos essenciais que reduzem a inflamação crônica, melhoram a saúde do coração, aumentam a cognição e previnem doenças neurológicas como Alzheimer e depressão.

Além disso, o salmão é rico em proteínas de alta qualidade, vitamina D (essencial para ossos e imunidade), vitamina B12, selênio e astaxantina, um dos antioxidantes naturais mais potentes do mundo.

Ele pode ser feito grelhado, assado, no forno com legumes, em bowls, sashimis, ou em pastinhas naturais com iogurte.

Benefícios:

  • Reduz triglicerídeos e melhora o colesterol HDL;
  • Protege o cérebro e estimula a memória;
  • Fortalece o sistema imunológico e combate o envelhecimento celular;
  • Contribui para a saúde dos ossos, pele e cabelos.

5. Sementes

iStock
Sementes - iStock

Sementes como chia, linhaça, abóbora, girassol e gergelim são pequenas, mas extremamente poderosas. Elas concentram fibras, gorduras boas (ômega-3 e ômega-6), proteínas vegetais, antioxidantes e minerais como magnésio, ferro, zinco e cálcio.

Esses nutrientes ajudam a equilibrar os níveis de colesterol, regular o intestino, aumentar a saciedade, melhorar o humor e a função cerebral, além de fortalecer ossos, unhas e cabelos.

Podem ser consumidas em iogurtes, smoothies, frutas picadas, saladas, pães caseiros, granolas, ou polvilhadas sobre sopas e arroz.

Benefícios:

  • Ajudam no controle do peso e do apetite;
  • Regulam o funcionamento intestinal;
  • Reduzem o risco de doenças cardiovasculares;
  • Fornecem energia de forma equilibrada e duradoura.

ALIMENTOS que ajudam a BAIXAR o COLESTEROL RUIM!

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor