Este é o melhor tempero para reduzir o açúcar do sangue rapidamente; Confira
Com efeito anti-inflamatório, a raiz atua no equilíbrio do açúcar no sangue.
Os temperos fazem parte diariamente da culinária brasileira, sendo incorporados em diversas refeições. Além do sabor intenso que confere, muitas pessoas não sabem que essas especiarias podem contribuir positivamente para saúde.
No entanto, um ingrediente especial possui uma ação poderosa quando o assunto é reduzir o açúcar do sangue e ainda contribuir para a melhora da resistência à insulina. Veja mais abaixo!
Qual a causa dos níveis altos de açúcar no sangue?
Pessoas que possuem o açúcar elevado no sangue, sofrem com a hiperglicemia, condição que pode resultar no diagnóstico de diabetes ou pré-diabetes.
Para quem já possui a condição, o nível elevado pode surgir por diversos fatores, segundo informações da American Diabetes Association (ADA). Confira as principais causas:
- Diabetes tipo 1: Falta de insulina;
- Diabetes tipo 2: Resistência à insulina, resultando na pouca ou nenhuma absorção do açúcar do sangue.
- Alimentação desequilibrada ou falta de exercícios físicos;
- Estresse físico ou psicológico.
Leia também: Para que serve o caroço do abacate? Descubra 6 utilidades incríveis da semente
Reduzir os níveis de açúcar do sangue
Apesar da canela ser conhecida por ter um papel importante no controle da glicose alta, outra especiaria parece ter conquistado os especialistas.
De acordo com as informações do Catraca Livre, o melhor tempero para evitar picos altos da glicose é o gengibre.
Rico em polifenóis, como o gingerol, que atua no combate a inflamação, resposável por influenciar diretamente no equilírio dos níveis de açúcar no sangue.
A inflamação é constantemente associada com à resistência à insulina, portanto, esse ingrediente seria ideal para quem deseja controlar a glicose, no entanto, utilizado nos estudos em forma suplementação.
Apesar de ser diferente de utilizar em receitas caseiras, os resultados sobre o tempero são altamente promissores.
Evidiências científicas do efeito do gengibre nos níveis de açúcar no sangue
Publicada na revista acadêmica Nutrients, em 2024, os pesquisadores analisaram os efeitos de diversas especiarias e ervas comuns na dieta mediterrânica no açúcar no sangue de pessoas com diabetes tipo 2.
Foram investigadas diversas ervas, como cominho preto, cravo, açafrão, tomilho, salsa, pimenta preta, alecrim, manjeiricão, orégano, canela e gengibre.
Para o estudo, foram medidas as taxas de glicose em jejum, hemoglobina glicada (A1C) e concentrações de insulina.
Quatro ingredientes tiveram um papel fundamental para reduzir de maneira significativa os níveis:
- Gengibre;
- Curcumina;
- Açafrão;
- Canela.
Já o cominho preto e novamente o gengibre conseguiram diminuir o A1C e os níveis de insulina. Enquanto isso, o gengibre suplementar (cerca de 600 a 3.000 miligramas por dia) foi o único tempero que atuou em todos os três aspectos.
Segundo algumas pesquisas, o efeito poderoso seria derivado da retardação da digestão dos carboidratos, consequentemente impactando na redução do açúcar no sangue, especialmente após as refeições.