O Pilates é importante por várias razões, principalmente devido aos seus benefícios para a saúde física e mental.
O Pilates foca em fortalecer os músculos, especialmente os do núcleo, ajudando a melhorar a postura, estabilidade e prevenindo lesões.
Os exercícios de Pilates aumentam a flexibilidade e a amplitude de movimento das articulações, o que pode melhorar a agilidade e reduzir a rigidez muscular.
Entenda, a seguir, como funciona a divisão correta do treino de Pilates para obter resultados eficientes.
Período de treino do Pilates
De acordo com Marina Costa, fisioterapeuta e instrutora de Pilates, é preciso analisar o conjunto de fatores que compõe a prática.
Inicialmente, é preciso entender que os resultados do Pilates aparecem de forma gradativa, ou seja, é preciso manter a constância para que os resultados sejam eficientes.
Ainda de acordo com a fisioterapeuta, não há uma resposta exata a respeito do tempo de prática do Pilates, pois tudo depende do contexto.
Por exemplo, de acordo com o criador do Pilates - Joseph Pilates - o ideal para fortalecer o corpo é ir quatro vezes na semana.
Por outro lado, praticar Pilates em dias seguidos não causa problemas, contanto que o Pilates não esteja alternado com outras atividades físicas.
De forma geral, a principal ênfase reside na compreensão de que o Método foi concebido para seguir uma progressão, indo do básico ao avançado, e que, preferencialmente, todos os praticantes devem passar por essa jornada de desenvolvimento.
Portanto, a frequência das sessões de Pilates deve ser determinada de maneira individualizada, levando em conta a rotina, o contexto e os objetivos de cada praticante.
Com informações do Blog Pilates.