Em meio às soluções para o emagrecimento, o chá de banana com cravo desponta como novo queridinho, embora não seja um emagrecedor direto, como destaca a nutricionista Júlia Bergmann ao Globo Rural.
Segundo ela, nenhum alimento isolado provoca perda ou ganho de peso; o emagrecimento decorre de um déficit calórico e de uma reeducação alimentar.
No entanto, o chá de banana com cravo pode ser um aliado na dieta. Além de micronutrientes como potássio, magnésio e triptofano, a bebida pode substituir opções calóricas, sendo uma alternativa saborosa a bebidas açucaradas.
Benefícios do chá de banana com cravo
- Regulação do sono: Micronutrientes na banana, como triptofano, promovem a produção de hormônios do sono, melhorando a qualidade do repouso.
- Auxílio na digestão: O cravo-da-índia, em infusão, estimula enzimas digestivas, beneficiando o estômago e o intestino, sendo indicado após refeições pesadas.
- Antioxidante: Ambos, banana e cravo, possuem propriedades antioxidantes, combatendo radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce.
- Efeito antimicrobiano: O cravo demonstra efeito antimicrobiano em estudos, inibindo o crescimento de bactérias e fungos, e sendo útil contra infecções alimentares.
- Protetor hepático: Substâncias no cravo mostram benefícios ao fígado em pesquisas, melhorando a função hepática e reduzindo inflamação.
Como preparar o chá de banana com cravo:
Ingredientes: 2 bananas,20 cravos-da-Índia, 700 ml de água filtrada.
Modo de preparo: Insira cravos na banana descascada, ferva com pedaços de casca por 5 minutos, coe e consuma.
Embora não haja contraindicação, Bergmann recomenda o consumo de até três xícaras por dia.
Este chá, além de seus benefícios à saúde, destaca-se pela simplicidade em sua preparação.