A fruta-do-milagre, é uma fruta africana conhecida por uma propriedade mágica: mudar sabores. Com nome científico de Synsepalum dulcificum, a frutinha vermelha tem sabor leve, o tamanho de um grão de café e proporciona uma experiência no paladar.
Devido à presença de uma proteína chamada miraculina, a fruta-milagrosa proporciona alterações nas papilas gustativas, sendo capaz de adocicar os sabores azedos e ácidos. Isso estimula a percepção do açúcar natural dos alimentos. Esse efeito "milagroso" da pode durar de alguns minutos até 2 horas, a depender da quantidade consumida.
Algumas pesquisas apontam que esta frutinha pode ser benéfica em casos de diabetes devido ao seu efeito. No entanto, é válido ressaltar que, apesar de modificar sabores ácidos, ela não retira a acidez dos alimentos.
A fruta pode ser encontrada facilmente no Japão e Nigéria. No Brasil, sua principal presença é em acervos colecionáveis de alimentos exóticos. Aqui, ela pode ser conhecida também pelos nomes "miraculina" e "fruta-mágica".
Fonte: Casa e Jardim/Globo