A couve, há muito tempo presente na mesa dos apreciadores da boa alimentação, surge como uma potência nutricional proveniente da família das Brassica oleracea L., compartilhando raízes com parentes como repolho, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas.
7 benefícios da couve
- Contém múltiplos nutrientes
A couve ostenta o título de um dos alimentos mais ricos em nutrientes do planeta. Com uma porção típica, proporciona mais de 100% da meta diária mínima de vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico, e mais de 200% de vitamina A, contribuindo não apenas para a imunidade, mas também para a saúde da pele e do cérebro. Além disso, é fonte de minerais essenciais, como potássio, cálcio, magnésio, manganês, ferro, cobre e fósforo, além de fornecer vitaminas do complexo B, ácidos graxos ômega-3 e proteínas vegetais.
- Promove a saúde dos ossos
Rica em vitamina K, a couve se destaca como uma guardiã dos ossos, oferecendo quase 700% da meta diária. Além de auxiliar na coagulação sanguínea, esse nutriente vital desempenha um papel fundamental na formação óssea, reduzindo os riscos de fraturas e osteoporose.
- Mantém a inflamação à distância
A couve se revela uma fonte potente de antioxidantes que combatem a inflamação, um fator desencadeante do envelhecimento precoce e de diversas doenças. Seus antioxidantes não apenas reduzem a inflamação, mas também enfrentam o estresse oxidativo, desempenhando um papel crucial na prevenção de enfermidades.
- Protege o coração
Estudos evidenciam que a couve desempenha um papel na redução do colesterol, aumentando a excreção e impedindo a reabsorção no trato digestivo. Consumir suco de couve diariamente demonstrou aumentar o colesterol HDL "bom" em quase 30% e diminuir o LDL "ruim" em 10%, aprimorando o status antioxidante e protegendo as artérias contra danos.
- Reduz o risco de câncer
Como membro da família dos vegetais crucíferos, a couve apresenta compostos naturais que combatem o câncer. Esses compostos protegem as células contra danos, inativam substâncias causadoras de câncer, retardam o crescimento e disseminação da doença e até mesmo desencadeiam a morte de células cancerígenas.
- Contribui para a saúde dos olhos
Os antioxidantes zeaxantina e luteína presentes na couve são protetores da retina e do cristalino, reduzindo significativamente o risco de degeneração macular e catarata, comuns em distúrbios oculares.
- Auxilia na manutenção do peso
Com baixo teor calórico, uma xícara de couve fornece 10 a 30 calorias, tornando-se uma opção saciante. Sua abundância em água e fibras permite a redução de alimentos mais calóricos, contribuindo para a manutenção do peso.
Adicionando a Couve à sua dieta: dicas práticas
Como a couve
- Em saladas com ovos ou adicionada a omeletes, mexidos ou fritadas;
- Polvilhada finamente sobre aveia ou misturada em smoothies e sucos detox;
- Assada no forno para um lanche crocante ou como cobertura para diversos pratos;
- Massajada com azeite extravirgem para saladas ou misturada com grãos integrais;
- Adicionada a sopas, guisados, pimentões recheados, hummus ou outros molhos e caçarolas;
- Salpicada em pizzas e tacos.
Como comer mais couve
- Adicionar couve às panquecas ou produtos assados;
- Misturar finamente picada com nozes, sementes e frutas secas;
FONTE: DR JAIRO BOUER