O quiabo é um legume rico em diversos nutrientes e tem origem africana, mas é bastante utilizado na culinária brasileira, principalmente nos estados do nordeste.
Por ser um legume bastante versátil, o quiabo acabou sendo utilizado também em bebidas. O suco de quiabo é bastante utilizado, até mesmo com outros alimentos como limão.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO QUIABO?
O suco de quiabo se popularizou na internet por seus diversos benefícios para a saúde do organismo. Confira quais são os principais:
Fibras e Digestão:
O quiabo é ima ótima fonte de fibras, que é um nutriente essencial para a saúde digestiva. Dessa forma, o suco de quiabo pode ajudar a prevenir a constipação e promover um sistema digestivo saudável.
Controle do Açúcar no Sangue:
Algumas pesquisas sugerem que o suco de quiabo pode ter propriedades que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, o que pode ser benéfico para pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a condição.
Colesterol:
As fibras presentes no quiabo também podem contribuir para a redução dos níveis de colesterol ruim, promovendo assim a saúde e a prevenção de doenças e problemas cardiovasculares.
Nutrientes Essenciais:
O suco de quiabo é uma fonte de vários nutrientes essenciais, incluindo vitamina C, vitamina A, potássio e antioxidantes. Esses nutrientes são importantes para o sistema imunológico, a visão, a função cardíaca e a proteção contra danos celulares.
Propriedades Anti-inflamatórias:
Alguns estudos indicam que o quiabo possui propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar na redução da inflamação no corpo. Sendo assim, o consumo moderado do suco de quiabo pode auxiliar a tratar inflamações e inchaços.
SUCO DE QUIABO PARA TRATAR A DIABETES
Segundo informações do Minha Vida, o suco de quiabo não deve ser utilizado como forma de tratar a diabetes. Apesar dos seus benefícios em relação ao controle da glicose alta, o suco de quiabo não pode substituir o tratamento e recomendações médicas.
O uso do suco de quiabo, ou apenas quiabo com água, não são recomendados como forma de substituição de tratamentos, já que podem causar danos irreversíveis para a saúde caso não sejam utilizados com recomendação médica e através de um tratamento equilibrado.
Fonte: Minha Vida.