EMAGRECER

5 formas de emagrecer com saúde - além de dieta e exercícios!

Conheça 5 hábitos simples que te ajudarão a perder peso e conquistar mais saúde, de acordo com especialista.

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Tavares

Publicado em 09/04/2024 às 16:04
Notícia
X

A obesidade é alvo de diversos estudos pela comunidade científica, especialmente por conta do consequente aumento da gravidade de outras condições em decorrência do sobrepeso.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, cerca de 42% dos adultos norte-americanos são considerados obesos. Outros 31% se encaixam na classificação de sobrepeso.

Com diversas condições sérias ligadas à obesidade, como pressão alta, diabetes tipo 2, colesterol alto, entre outras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), passou a definir a categoria como uma doença no ano de 2013.

O que torna a obesidade uma doença?

Apesar de ser alvo de diversas críticas, a nomeação possui um reconhecimento científico por trás. Para a CNN, o geneticista da Universidade de Cambridge, Giles Yeo afirmou que a condição é relacionada com o cérebro.

“Uma das coisas importantes que aprendemos é que a obesidade é uma condição cerebral, por falta de um termo melhor [...] Está agora claro – transparente, evidente – que [a obesidade] é um problema cerebral: é nosso cérebro influenciando a fome".

As células de gordura podem atingir outras regiões do corpo, como órgãos internos e músculos, que não estão preparados para armazená-la.

Nesse momento, a condição passa a ser considerada extremamente perigosa para o corpo humano, resultando em problemas metabólicos, que podem evoluir até mesmo para doenças cardiovasculares.

“Se você redefinir o termo obesidade [...] no momento em que começamos a entender que não é apenas um alto peso corporal, mas sim um estado em que isso começa a influenciar sua saúde, então é uma doença.”, reforçou o especialista.

Como emagrecer com saúde? Veja 5 dicas 

No livro “Gene Eating: The Science of Obesity and the Truth about Dieting”, Yeo ensina 5 dicas para emagrecer com saúde. Confira:

1. Perder peso não deveria ser fácil

O primeiro passo é entender que enfrentar dificuldades para emagrecer é normal. O geneticista afirma que o processo de emagrecimento não deveria ser considerado fácil, visto que a perda de peso vai contra a autopreservação do corpo.

“Não é (fácil), porque seu cérebro torna isso difícil. Então, quando você perde peso, ele odiará e tentará fazer com que você recupere o peso.”, afirma.

2. Alimentação balanceada

Reduzir o consumo alto de alimentos pode ser a chave essencial nessa jornada. No entanto, esse processo deve ser feito de maneira lógica e com moderação.

“Coma um pouco menos de tudo. É, de outro modo, chamado de moderação, mas também é verdade.”, disse Yeo.

3. Aposte em alimentos com digestão lenta

Alimentos que sustentam por mais tempo podem ser os melhores amigos no processo da perda de peso, devido a sensação de saciedade fornecida, como por exemplo, as proteínas.

“Você não quer comer em excesso, mas uma dieta com mais proteínas realmente faz você se sentir mais saciado”, reforça.

4. Priorize a qualidade acima das calorias

Focar no número de calorias não deve ser o seu único objetivo ao optar por uma refeição. Segundo Giles, não é ideal contar calorias cegamente.

“Por quê? Porque as calorias apenas informam sobre a quantidade de comida; elas não informam sobre a qualidade nutricional do alimento. [O valor calórico] não diz a você quanto de proteína, quanto de fibra, quanto de sal, quanto de micronutrientes estão presentes.”

5. Não olhe a comida como vilã

Por fim, lembre-se que a comida não é a inimiga do seu emagrecimento. O ideal é corrigir o ambiente alimentar, não cortar todos os alimentos considerados ruins.

“Acho que precisamos comer um pouco menos. Mas também que precisamos amar nosso alimento.”, finaliza Yeo.

Tags

Autor