4 exercícios queridinhos dos personal trainers que ajudam a emagrecer

Confira os exercícios favoritos dos personal trainers para queimar gordura e emagrecer sem sair de casa. Simples e ideais para qualquer rotina!

Publicado em 06/07/2025 às 9:50
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Perder peso de forma saudável exige constância, alimentação equilibrada e, claro, movimento. Mas a boa notícia é que você não precisa de academia ou equipamentos caros para começar.

Com o próprio peso corporal e alguns minutos por dia, é possível ativar o metabolismo, queimar gordura e ganhar resistência, tudo isso sem sair de casa.

Personal trainers apontam que alguns exercícios simples e intensos, quando feitos com consistência, podem acelerar o metabolismo, queimar gordura e melhorar o condicionamento físico.

Listamos 4 exercícios queridinhos entre os profissionais de educação física que você pode fazer no conforto da sua casa para potencializar o emagrecimento.

4 exercícios queridinhos dos personal trainers para você emagrecer sem sair de casa

1. Polichinelos

É um exercício aeróbico completo que aquece o corpo, eleva a frequência cardíaca rapidamente e melhora a resistência cardiovascular. Além disso, os polichinelos ativam pernas, braços e core (músculos do tronco).

Benefícios:

  • Queima de gordura corporal;
  • Aumento da resistência;
  • Melhora da coordenação motora.

LEIA TAMBÉM: 4 exercícios super fáceis para começar agora mesmo em casa e emagrecer

Como fazer:

Fique em pé com os pés juntos e os braços ao lado do corpo. Salte abrindo as pernas lateralmente enquanto eleva os braços acima da cabeça.

Retorne à posição inicial em outro salto. Mantenha o ritmo contínuo por 30 segundos a 1 minuto, dependendo do seu condicionamento.

Dica de treino: Faça 3 séries de 1 minuto com 30 segundos de descanso entre elas.

2. Pular corda

Apesar de simples, pular corda é um dos exercícios que mais consomem calorias por minuto. Trabalha pernas, braços, abdômen, melhora o equilíbrio e ainda proporciona agilidade e condicionamento físico.

Benefícios:

  • Alto gasto calórico (em média 600 a 800 kcal/h);
  • Melhora do sistema cardiovascular;
  • Tonificação muscular.

Como fazer:

Use uma corda adequada ao seu tamanho (ela deve atingir o nível do peito ao pisar no meio). Com os cotovelos próximos ao corpo, gire a corda com os punhos e salte com leveza. O ideal é começar devagar e aumentar o ritmo aos poucos.

Dica de treino: Intercale 1 minuto pulando corda com 30 segundos de descanso. Repita por 4 a 5 rodadas.

3. Burpees

Esse exercício é temido por muitos, mas amado pelos profissionais por sua eficiência. Os burpees trabalham o corpo inteiro, combinando força, explosão e resistência, tudo em um só movimento.

Benefícios:

  • Trabalha vários grupos musculares (pernas, peito, braços e core);
  • Acelera o metabolismo;
  • Melhora a força e o condicionamento físico.

LEIA TAMBÉM: 5 exercícios que vão te ajudar a ter a barriga definida sem sair de casa

Como fazer:

Fique em pé, agache-se com as mãos no chão, jogue os pés para trás em posição de prancha, faça uma flexão (opcional), retorne os pés para a frente e salte para cima com os braços erguidos. Repita em sequência.

Dica de treino: Comece com 3 séries de 10 repetições. À medida que ganhar condicionamento, aumente para 15 ou 20 repetições.

4. Agachamento com salto

É uma evolução do agachamento tradicional que acrescenta explosão muscular e aumenta o gasto calórico. Além de trabalhar glúteos e coxas, melhora o condicionamento cardiovascular.

Benefícios:

  • Ativação intensa dos membros inferiores;
  • Estímulo do metabolismo;
  • Ajuda no ganho de força e resistência muscular.

Como fazer:

Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Faça um agachamento tradicional, descendo até formar um ângulo de 90º nos joelhos.

Ao subir, execute um salto explosivo e aterrisse com suavidade, voltando imediatamente para a posição de agachamento.

Dica de treino: Faça 3 séries de 12 a 15 repetições, com 30 segundos de descanso.

Importante:

  • Antes de começar qualquer atividade física, consulte um profissional de saúde, especialmente se você tiver alguma condição pré-existente;
  • Faça um breve aquecimento antes do treino e não se esqueça de alongar ao final;
  • A constância é mais importante do que a intensidade. Comece devagar e evolua aos poucos.

DIETA LOW CARB: O que é dieta low carb? Quais os benefícios?

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor