O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), será o representante oficial do país na missa inaugural do Papa Leão XIV, cerimônia que marca o início de um novo pontificado na Igreja Católica.
O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante uma entrevista coletiva concedida no último domingo (11), em Moscou, onde cumpriu agenda do mandato.
Em declaração à imprensa, Alckmin, que é católico praticante, afirmou que se sente honrado em ser convidado a participar do evento religioso.
“Será uma honra. O Brasil é o maior país católico do mundo”, disse a jornalistas durante visita à 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), na cidade de São Paulo.
Primeira liderança católica vinda dos Estados Unidos
Robert Francis Prevost, nascido em Chicago, tornou-se o primeiro papa norte-americano da história e o primeiro pontífice originário de um país majoritariamente protestante.
Aos 69 anos, sua eleição marca uma mudança histórica no perfil de liderança da Igreja Católica.
Apesar de sua nacionalidade, Prevost tem fortes vínculos com a América Latina, especialmente com o Peru, onde dedicou grande parte de sua vida religiosa.
Sua atuação pastoral e administrativa no continente latino-americano o destacou no Vaticano, o que o levou a assumir cargos estratégicos, como o de prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.