Entenda a oração Urbi et Orbi, rezada pelo papa Leão XIV
Eleito nesta quinta (8), o papa Leão XIV fez sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro e concedeu a tradicional bênção Urbi et Orbi

Clique aqui e escute a matéria
A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8) anunciou ao mundo a eleição do novo líder da Igreja Católica. O cardeal norte-americano Robert Prevost foi escolhido pelo conclave e adotou o nome de Leão XIV.
Seguindo a tradição, ele apareceu na sacada central da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis reunidos na Praça. Logo depois, pronunciou sua primeira Urbi et Orbi, a bênção solene dirigida “à cidade [de Roma] e ao mundo”.
Esse rito é um dos momentos mais emblemáticos do início de um papado. A Urbi et Orbi é concedida em três ocasiões específicas: no Natal, na Páscoa e quando um novo pontífice é eleito.
Ao pronunciá-la, o papa oferece indulgência plenária — o perdão total dos pecados — aos presentes e aos que a acompanham à distância, desde que atendam às condições espirituais previstas pela Igreja Católica.
Francisco rezou a Urbi et Orbi na pandemia
A bênção, sempre proferida em latim, é carregada de simbolismo e tem grande significado para os católicos do mundo todo.
Em momentos excepcionais, ela também pode ser realizada fora dessas datas. Foi o que aconteceu em 27 de março de 2020, quando o então papa Francisco atravessou sozinho a Praça São Pedro, debaixo de chuva, e rezou a Urbi et Orbi em meio à pandemia de Covid-19.
Na ocasião, ele pediu pelo fim da crise sanitária, homenageou profissionais de saúde e relembrou a importância da solidariedade, dizendo que “ninguém se salva sozinho”.
A seguir, veja a tradução da bênção Urbi et Orbi para o português:
Tradução da oração
Que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, dos quais no poder e julgamento confiamos, intercedam por nós até o Senhor.
Amém.
Que por meio das orações e dos méritos da Santíssima Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, o Deus onipotente mostre compaixão a vós, e quando perdoados todos os vossos pecados, Jesus Cristo vos conduza à vida eterna.
Amém.
Que o Senhor Todo Poderoso e misericordioso vos conceda indulgência, absolvição e remissão de todos os vossos pecados, espaço para um verdadeiro e frutuoso arrependimento, mesmo o coração arrependendo-se sempre, e a bênção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras.
Amém.
E que a bênção de Deus Todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre.
Amém.