Deolane Bezerra envia novo pedido de soltura ao STF; defesa alega "prisão absolutamente ilegal"
A mãe da empresária, Solange Bezerra, teve o pedido de liberdade negado pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça; Deolane aguarda nova decisão
A defesa de Deolane Bezerra entrou com um novo pedido de Habeas Corpus após a influenciadora ter tido a prisão preventiva mantida, em decisão anunciada na quarta-feira (10). No documento, os representantes da advogada alegam que a prisão é uma medida excessiva e "absolutamente ilegal".
Além disso, a defesa também considera que não estão presentes os elementos que justificam a prisão e argumenta que não foi ouvida sobre a nova ordem de prisão. O pedido será analisado pelo desembargador Otávio de Almeida Toledo. Não há prazo definido para o anúncio da decisão.
Por outro lado, a mãe da empresária, Solange Bezerra, teve o pedido de liberdade negado pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Herman Benjamin. Até o momento, o documento contendo o texto da decisão não foi divulgado.
Desta maneira, Solange permanece presa na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no Recife. Já Deolane aguarda a decisão do novo Habeas Corpus na Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste de Pernambuco. Mãe e filha estão cerca de 300km distantes uma da outra.
Linha do tempo do Caso Deolane
- 4 de setembro: Deolane Bezerra e a mãe Solange são presas no Recife, na Operação Integration, que investiga uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais. Elas foram conduzidas à Colônia Penal Feminina da cidade.
- Na prisão, Deolane confirmou a compra de um veículo de luxo do dono da empresa Esportes da Sorte, Darwin Henrique da Silva Filho, no valor de R$ 3,85 milhões. Darwin e a esposa também foram presos na operação.
- 9 de setembro: Habeas Corpus de Deolane é aceito pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Um dos argumentos principais para a soltura é o de que a empresária tem uma filha menor de 12 anos - baseado no artigo 318 do Código de Processo Penal.
- Ao deixar o presídio, a influenciadora proferiu declarações à imprensa, afirmando que houve uma "prisão criminosa". Tal atitude se configura como quebra de medida cautelar.
- 10 de setembro: A influencer segue até o Fórum do Recife para realizar os tramites da prisão domiciliar antes do retorno a São Paulo. No entanto, recebe voz de prisão novamente, por descumprimento de medida cautelar. Ela passou menos de 24 horas em liberdade, sendo encaminhada à Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste de Pernambuco.
- 11 de setembro: Desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, da 4ª Câmara Criminal decide manter a prisão preventiva da advogada.
- 12 de setembro: Defesa de Deolane Bezerra entra com novo pedido de Habeas Corpus.