Deolane Bezerra: revelada decisão da audiência de custódia; saiba destino da advogada
Influenciadora passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11), após perder o direito à prisão domiciliar por descumprimento de medida
A influencer Deolane Bezerra (36) passou por uma nova audiência de custódia nesta quarta-feira (11). A reunião foi marcada para decidir acerca do destino da influenciadora, que teve a prisão domiciliar revogada na terça-feira (10), após passar menos de 24 horas em liberdade.
Ainda na terça (10), a ex-participante de A Fazenda 2022 foi levada para a Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste de Pernambuco. Um presídio mais afastado foi escolhido para manter uma estabilidade da situação, sem influência direta e intensa de centros urbanos.
Para os que não acompanharam, Deolane Bezerra foi presa no dia 4 de setembro, como alvo da Operação Integration, da Polícia Federal. Detida, ela chegou à Colônia Penal Feminina do Recife, onde esteve por cerca de 5 dias. A mãe Solange Bezerra permanece encarcerada no recinto.
Enquanto isso, a defesa de Deolane e Solange nega irregularidades. Em nota, o representante afirmou que "mantém plena confiança na Justiça e que segue trabalhando incansavelmente pelo restabelecimento da liberdade [de ambas], convicto de que suas inocências serão plenamente comprovadas"
Já na segunda-feira (9), a decisão do Habeas Corpus chegou a ser anunciada, e a influencer poderia migrar para a prisão domiciliar, em São Paulo, com o uso de tornozeleira eletrônica. Entretanto, por descumprimento de medida cautelar, Deolane foi presa novamente e transferida para Buíque.
"[...] Ao alegar que sofre abuso de autoridade sem apresentar provas substanciais, ela claramente busca obstruir a justiça. É evidente que sua intenção é mobilizar a opinião pública a seu favor, numa estratégia planejada para pressionar o sistema judicial e desviar a atenção dos fatos reais do processo", pontuou a juíza Andréa Calado.
Deolane passa por audiência de custódia
Diversos motivos contribuíram para a aceitação prévia da prisão domiciliar da "Doutoura". Entre eles, o fato de a acusada ter uma filha menor de idade, possuir bons antecedentes e residência própria.
Contudo, devido ao descumprimento da medida cautelar imposta judicialmente, Deolane perdeu o direito à transferência para a residência, em São Paulo. Na audiência de custódia realizada hoje (11), proferiu-se a decisão de que a influencer permanecerá presa preventivamente, em Buíque.
"Deolane Bezerra Santos teve o mandado de prisão preventiva analisado pelo Juízo da Audiência de Custódia, onde foram verificados apenas os aspectos formais da prisão, como a legalidade no cumprimento do mandado. A audiência foi realizada de forma virtual [...] Diante disso, Deolane Bezerra Santos permanecerá presa preventivamente", informa a nota do TJPE (Tribunal de Justiça de Pernambuco".
Por que Deolane foi presa novamente?
A autointitulada Dra. Deolane estava proibida judicialmente de se pronunciar sobre o caso, uma vez que o processo corre em segredo de justiça. Contudo, ao deixar a Colônia Penal Feminina do Recife na segunda (10), ela proferiu críticas às autoridades do estado, afirmando que houve uma "prisão criminosa".
Por conta do descumprimento de medida cautelar, Deolane foi presa pela segunda vez. O encaminhamento para Buíque está relacionado à "popularidade da advogada", que acumula cerca de 22 milhões de seguidores em apenas uma rede social. Nos dias em que esteve presa na capital, os fãs da influenciadora estiveram presentes em frente ao presídio, durante dia e noite.
No entanto, nesta quarta-feira (10), imagens mostraram outra situação em Buíque: os arredores do presídio estavam vazios.
Investigação
A investigação faz parte da Operação Integration, da Polícia Federal, que já cumpriu 24 mandados de busca e apreensão domiciliar, 19 mandados de prisão, além de sequestro de bens e valores. A investida é referente à lavagem de dinheiro e ao funcionamento de apostas e jogos ilegais.
A empresa Esportes da Sorte também foi alvo da operação. Além disso, a mãe da influenciadora, Solange Bezerra, foi presa e segue na Colônia Penal Feminina do Recife.
O Ministério da Justiça pontuou que, do período de janeiro de 2019 a maio de 2013, foram movimentados cerca de R$ 3 bilhões - com origem em jogos ilegais.