Dieta

Impacto de Dietas Gordurosas na Memória Adolescente, Segundo Estudo

O estudo, publicado na revista "Brain, Behavior, and Immunity", acompanhou camundongos adolescentes submetidos a uma dieta pouco saudável e identificou uma deterioração significativa na capacidade de memória desses animais.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 17/04/2024 às 15:29
Notícia

Um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC) apontou que uma dieta rica em "junk food", alimentos ultraprocessados com alto teor de gordura e açúcar, pode comprometer a memória a longo prazo, especialmente durante a adolescência.

O estudo, publicado na revista "Brain, Behavior, and Immunity", acompanhou camundongos adolescentes submetidos a uma dieta pouco saudável e identificou uma deterioração significativa na capacidade de memória desses animais.

Contexto do Estudo

De acordo com o portal CNN, os pesquisadores foram motivados por estudos anteriores que já haviam estabelecido uma conexão entre dietas inadequadas e doenças como o Alzheimer, que é caracterizado pela perda progressiva de memória e capacidades cognitivas.

Uma das substâncias afetadas pelo Alzheimer é o neurotransmissor acetilcolina, essencial para várias funções cerebrais como memória, aprendizado e movimentos involuntários.

Para explorar os efeitos da dieta rica em gordura e açúcar, os cientistas compararam dois grupos de camundongos: um alimentado com junk food e outro com uma dieta controlada.

Eles avaliaram a memória dos animais através de tarefas que envolviam a identificação de objetos novos e antigos em um ambiente controlado.

Os resultados mostraram que os camundongos com dieta de junk food tiveram dificuldade em lembrar os objetos, indicando uma falha na memória episódica, similar à memória humana que nos permite recordar eventos passados.

Implicações para a Adolescência

Scott Kanoski, professor de ciências biológicas na USC, destacou que os danos na memória encontrados nos roedores que cresceram comendo junk food não desaparecem facilmente na idade adulta, mesmo se a dieta for corrigida.

Isso ressalta que a adolescência é um período crítico para o desenvolvimento cerebral, e que os impactos negativos nesta fase podem ser menos reversíveis.

Possibilidades de Intervenção

Apesar dos resultados preocupantes, Kanoski mencionou estudos subsequentes onde a equipe investigou se era possível reverter os danos à memória com medicamentos que estimulam a liberação de acetilcolina.

Utilizando dois medicamentos aplicados diretamente no hipocampo, os pesquisadores conseguiram restaurar a capacidade de memória nos camundongos, sugerindo uma possível via de tratamento para danos causados por dietas pobres.

Este estudo reforça a necessidade de uma alimentação equilibrada durante a adolescência e destaca os riscos potenciais de uma dieta rica em junk food.

Embora algumas intervenções médicas possam oferecer esperança para reverter certos danos, mais pesquisas são necessárias para entender plenamente como combater os efeitos de longo prazo de uma má nutrição.

Confira também: DIETA LOW CARB: O que é dieta low carb? Quais os benefícios?

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor