Dieta

Qual é a melhor dieta para fazer em 2024? Ranking global responde

O estilo de alimentação mediterrâneo foi novamente reconhecido como a melhor escolha geral em dietas, mantendo o título pelo sétimo ano consecutivo, conforme as classificações de 2024 divulgadas pelo US News & World Report.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 12/04/2024 às 17:32
Notícia
X

O estilo de alimentação mediterrâneo foi novamente reconhecido como a melhor escolha geral em dietas, mantendo o título pelo sétimo ano consecutivo, conforme as classificações de 2024 divulgadas pelo US News & World Report.

Além de ser eleita a melhor dieta geral, a dieta mediterrânea também liderou em outras categorias, incluindo facilidade de seguir, adequação para a família, promoção de uma alimentação saudável, gestão de diabetes e saúde cardiovascular, revelou o relatório.

Segundo o portal CNN Brasil, a dieta DASH (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão) conquistou o segundo lugar como melhor dieta, enquanto a dieta MIND (Intervenção Mediterranean-DASH para Atraso Neurodegenerativo) ficou em terceiro lugar na lista de 30 dietas avaliadas.

Todas essas dietas têm em comum a base vegetal, com ênfase em frutas, legumes, grãos integrais, feijões e sementes.

O comitê de avaliação, composto por 43 especialistas em nutrição, considerou pela primeira vez a dieta vegana, que ficou em terceiro lugar entre as melhores dietas baseadas em plantas.

"O mundo da dieta e nutrição pode ser confuso e cheio de informações imprecisas sobre saúde", disse Gretel Schueller, editora-chefe de saúde do US News & World Report.

"Por isso, o US News se dedica a fornecer informações confiáveis, reunindo insights de especialistas médicos e de nutrição para determinar quais dietas oferecem uma abordagem abrangente, são fáceis de seguir e promovem um estilo de vida saudável a longo prazo."

A Dieta Mediterrânea

Estudos mostram que a dieta mediterrânea pode reduzir o risco de várias condições, incluindo diabetes, colesterol alto, demência, depressão e câncer de mama.

Baseada em um estilo de vida alimentar mais do que em restrições dietéticas, a dieta também está associada a ossos mais fortes, um coração saudável e longevidade.

Princípios da dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea enfatiza alimentos simples e vegetais, com a maioria das refeições focadas em frutas, legumes, grãos integrais, feijões e sementes, complementados com nozes e azeite extravirgem.

Outras fontes de gordura, como manteiga, são limitadas, e alimentos refinados e açucarados são reservados para ocasiões especiais.

O consumo de carne vermelha é moderado, muitas vezes usada apenas para dar sabor aos pratos. Peixes ricos em ômega-3 são encorajados, enquanto ovos, laticínios e aves são consumidos em porções menores do que na dieta ocidental padrão.

Dieta em último lugar

A dieta de alimentos crus foi classificada em último lugar entre as 30 melhores dietas gerais, sendo considerada excessivamente restritiva e potencialmente insegura para algumas pessoas.

O relatório destaca que a diversidade oferecida pela culinária preparada pode proporcionar uma variedade de nutrientes essenciais que não estão presentes em alimentos crus.

Embora a dieta cetogênica tenha conquistado o primeiro lugar na categoria de perda rápida de peso, os especialistas alertam que ela é muito restritiva para ser sustentável a longo prazo e pode representar riscos para certas condições de saúde.

Confira também: DIETA LOW CARB: O que é dieta low carb? Quais os benefícios?

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor