queda de cabelo

Como evitar queda de cabelo após parar anticoncepcional? Veja dicas

O anticoncepcional é um medicamento que pode causar efeitos colaterais, como a queda dos fios

Imagem do autor
Cadastrado por

Alice Lins

Publicado em 17/04/2024 às 10:51 | Atualizado em 17/04/2024 às 11:08
Notícia

Se você notou uma maior queda de cabelo após parar de tomar contraceptivos, é natural se questionar isso está relacionado ou não.

Atualmente, não há estudos que demonstrem que a maioria das mulheres tem queda de cabelo após interromper o uso de contraceptivos, portanto, não é uma preocupação de longo prazo.

A perda de cabelo nesse contexto é mais provavelmente causada por um desequilíbrio hormonal.

No entanto, mudanças nos hormônios podem desencadear outras alterações no corpo, incluindo a queda de cabelo devido aos altos níveis de estrogênio.

...

Freepik
idosa cabelo - Freepik

A boa notícia é que qualquer aumento na queda de cabelo após interromper o uso de contraceptivos deve ser temporário, à medida que o corpo se ajusta e retorna aos níveis normais de estrogênio.

Geralmente, não dura mais de três meses. Se a queda de cabelo persistir além desse período, então a causa provável não é a interrupção dos contraceptivos em si.

Nessas raras instâncias, é importante consultar um médico ou profissional de saúde.

Como tratar a queda de cabelo após interromper o uso de contraceptivos

Mantenha uma dieta saudável e equilibrada:

Consumir alimentos ricos em nutrientes como antioxidantes fortalecerá a saúde dos folículos capilares e ajudará a prevenir a queda de cabelo após interromper o uso de contraceptivos.

Alimentos ricos em antioxidantes incluem espinafre, morangos, brócolis, alho e alcachofras. Saiba mais sobre suplementos alimentares e nutracêuticos aqui.

Evite o uso de calor e outros tratamentos químicos no cabelo:

O NIH associou o uso de calor e tratamentos químicos como coloração e permanente a um aumento na queda de cabelo.

Considere evitar esses procedimentos para prevenir a queda de cabelo após interromper o uso de contraceptivos, especialmente durante um período em que o corpo está passando por mudanças hormonais.

Exercite-se regularmente:

O eflúvio telógeno, um fenômeno de queda de cabelo mencionado anteriormente, é causado pelo estresse, e exercícios regulares têm sido comprovados para reduzir o estresse.

O Serviço Nacional de Saúde recomenda pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana, ou 75 minutos de exercícios vigorosos por semana.

*Com informações de Get Revela.

Veja também: Hidratação com babosa para os cabelos ressecados

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor