O cuscuz, um prato tradicional da culinária brasileira desde os tempos coloniais, tem sido parte da alimentação diária de muitos. Porém, surge a dúvida: é possível incluí-lo em uma dieta para emagrecer?
DÁ PARA EMAGRECER COMENDO CUSCUZ?
Segundo a nutricionista Leticia Carbinatti, do Instituto Nutrindo Ideais, em entrevista para a revista Sport Life, o cuscuz pode ser incorporado em uma dieta para emagrecer, mas com moderação.
Feito de milho e livre de glúten, o cuscuz pode ser uma alternativa saudável para substituir pães e bolos.
Contudo, é importante notar que o milho possui um alto teor de carboidratos, principalmente por ser uma fonte de amido com alto índice glicêmico, ou seja, um carboidrato de rápida digestão.
QUANTO DE CUSCUZ É RECOMENDADO COMER?
Quanto à quantidade recomendada, segundo Leticia Carbinatti, em uma dieta de 1500 kcal para emagrecer, é sugerido consumir o cuscuz até duas vezes por semana.
Uma porção de 30g, quando hidratada, acompanhada de uma fonte de proteína como dois ovos e uma fonte de fibras para retardar a digestão, como chia ou semente de girassol, é uma opção balanceada.
É importante verificar as informações nutricionais ao montar a dieta para emagrecer, visto que em 50g de cuscuz desidratado, há 38g de carboidratos, 4g de proteínas, 2g de fibras, 0,5g de gorduras e 170 kcal. Quando hidratado, seu peso aumenta para 150g devido à absorção de água, o que reduz a quantidade de carboidratos por porção.
Fonte: Terra