Indivíduos que buscam emagrecer às vezes optam por substituir o suco natural, que possui as calorias das frutas, por refrigerante zero.
A ideia é que o refrigerante zero não contribuiria para o aumento das calorias consumidas no final do dia, ao contrário do suco. No entanto, surge a dúvida se esse raciocínio realmente é válido.
SUCO NATURAL X REFRIGERANTE ZERO:
A nutricionista Patrícia Santiago, pós-graduada em Nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), explica que o foco nas calorias não é o único para emagrecer.
Se levar em consideração a simples contagem de calorias para o emagrecimento, faz sentido fazer a troca. Porém, quando avaliamos um paciente em emagrecimento, não levamos apenas o consumo calórico em consideração. É preciso pensar no metabolismo como um todoPatrícia Santiago
A especialista ressalta que o refrigerante zero geralmente contém adoçantes artificiais em sua composição, o que pode elevar a glicemia e a insulina, afetando o metabolismo e dificultando para emagrecer.
QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA QUEM QUER EMAGRECER:
Segundo a nutricionista Mariana Moretti, o suco natural feito com as frutas integrais (sem coar) e sem adição de açúcar pode trazer benefícios significativos para emagrecer.
“Frutas são capazes de disponibilizar nutrientes, antioxidantes e compostos bioativos para favorecer a ativação metabólica, facilitando o emagrecimento”, afirma.
Por outro lado, o refrigerante zero, apesar de não conter calorias, pode conter adoçantes artificiais e ácido fosfatídico, que aumentam o risco de câncer e podem ter efeitos adversos na saúde a longo prazo.
Fonte: CNN Brasil