GLICOSE ALTA

GLICOSE ALTA: 4 alimentos 'proibidos' para quem tem HIPERGLICEMIA

Veja o que uma pessoa com glicose alta não deve comer

Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 12/12/2023 às 14:58
Saiba quais alimentos uma pessoa com glicose alta deve evitar - Freepik

A hiperglicemia, mais conhecida como glicose alta, acende um alerta para o risco de diabetes. A condição consiste no nível elevado de açúcar no sangue.

Por isso, é tão importante realizar exames de sangue e ficar atento aos níveis de açúcar no sangue. No caso de quem foi diagnosticado com glicose alta, é necessário tratar, sob orientação médica, a condição.

Uma das etapas fundamentais é o cuidado com a alimentação - principalmente com o que evitar.

>> Veja sintomas de pré-diabetes e diabetes e tabela de glicemia por idade

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de diabetes ou glicose alta, procure um médico para investigação e início de tratamento.

7 VEGETAIS para CONTROLAR DIABETES e DIMINUIR o AÇÚCAR NO SANGUE

O que uma pessoa com hiperglicemia deve evitar

Carboidratos simples

A ingestão de carboidratos simples tem um grande impacto nos níveis de glicose, uma vez que, ao serem consumidos, são rapidamente convertidos em glicose na corrente sanguínea.

Dessa forma, é aconselhável evitar o consumo de açúcares e farinhas refinadas, ou seja, doces em geral, como bolos e sorvetes, bebidas açucaradas, assim como pães, arroz branco, batatas, massas e biscoitos.

Frutas com alto índice glicêmico

Entre as frutas com alto índice glicêmico, que devem ser evitadas em dietas voltadas para o controle glicêmico, incluem-se melancia, ameixa e tâmara. Já as frutas com índice glicêmico moderado, que devem ser consumidas com moderação, incluem abacaxi, mamão e figos secos.

Vale a pena observar o consumo de sucos, principalmente os coados: essa bebida intensifica a concentração e absorção da frutose na corrente sanguínea, ocorrendo de forma acelerada. Portanto, para aqueles que precisam controlar os níveis de glicose, é mais indicado consumir frutas integralmente.

>> Veja alimentos que ajudam a baixar a glicose do sangue

Bebidas alcoólicas

Quem busca controlar os níveis de açúcar no sangue deve evitar o consumo de álcool. Essa substância pode levar tanto à hipoglicemia quanto à hiperglicemia, interferindo na liberação de glicose pelo fígado.
A situação se agrava quando a pessoa ingere medicamentos para controle do diabetes ou consome álcool após longos períodos de jejum.

É importante ressaltar que não existem quantidades seguras de álcool recomendadas para a população em geral. Mulheres adultas não devem consumir mais de uma dose diária, e homens adultos não devem ultrapassar duas doses diárias de bebidas alcoólicas não açucaradas, considerando os efeitos na glicemia.

Gorduras saturadas

O consumo de refeições ricas em gorduras, como frituras, carnes vermelhas e alimentos ultraprocessados, também resulta em aumento nos níveis de glicose no sangue imediatamente após a ingestão. A gordura saturada tende a demorar mais para ser digerida e deve ser evitada.

BENEFÍCIOS INCRÍVEIS do CHÁ da FOLHA de GRAVIOLA para DIABETES e COLESTEROL

Fonte: UOL

Tags

Autor

Veja também