Exercício anaeróbico: saiba o que é e entenda seus benefícios

Saiba o que são as práticas de exercícios anaeróbicos e estabeleça novos objetivos em seu treino!

Conceitos como aeróbico, anaeróbico, aptidão motora e outros podem gerar confusão para quem está entrando no mundo da Educação Física. Compreender esses termos é essencial para garantir que os exercícios sejam realizados corretamente. Por isso, hoje você aprende o que é o treino anaeróbico!

Treino anaeróbico

O anaeróbico não se refere a um exercício específico, mas sim ao tipo de metabolismo predominante durante determinada atividade. Em exercícios em que há um desequilíbrio entre a demanda de oxigênio e o consumo disponível, o metabolismo anaeróbico entra em ação.

Um exemplo disso é a natação em provas curtas, onde os nadadores frequentemente completam a distância sem respirar, resultando em um metabolismo anaeróbico devido à falta de oxigênio ou à sua baixa presença. Essa explicação foi fornecida pelo gerente técnico do Bio Ritmo, Guilherme de Almeida e Leme.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Essa explicação esclarece que não há um tipo de metabolismo melhor que o outro. O tipo de exercício pode englobar ambos os tipos de metabolismo, e a sessão de treino é o que determina qual deles deve ser priorizado.

Como acrescentar os exercícios anaeróbicos nos seus treinos

Dependendo do objetivo do treino, as intensidades podem variar. Para potencializar as adaptações no metabolismo anaeróbico, é recomendado treinar em intensidades próximas à máxima.

No entanto, isso pode ser difícil quando se está cansado. Por outro lado, se o objetivo é preparar o atleta para manter um ritmo intenso no final da prova, como em maratonas ou ciclismo de endurance, estímulos de alta intensidade após a sessão de treino podem complementar os estímulos intensos realizados anteriormente.

Exercícios anaeróbios, geralmente são realizados por até três minutos no máximo, pois ficar em desequilíbrio de oxigênio por períodos prolongados é inviável. Após essa atividade, é necessário um intervalo longo de recuperação, de até 15 minutos, para restabelecer o equilíbrio no consumo de oxigênio e poder repetir o estímulo.

Anaeróbico na musculação

Na musculação, o trabalho anaeróbico pode ser realizado de duas maneiras. Uma delas é enfatizando altas cargas e poucas repetições. A outra é por meio de exercícios em circuito, com mais repetições e carga reduzida ou moderada.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Portanto, dependendo dos objetivos da pessoa e da configuração da sessão de treino de musculação, a própria musculação pode proporcionar estímulo ao metabolismo anaeróbico. Isso significa que realizar um exercício isolado com predominância do metabolismo anaeróbico pode não ser necessário.

Exercícios aeróbicos ignorados na musculação porém de bastante importância

Ler Mais

Fonte: Terra

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”