4 razões para consumir mais laranja: da prevenção do AVC à melhora da memória

A laranja, uma das frutas mais apreciadas no Brasil, destaca-se em diversas formas, seja como suco refrescante, ingrediente em deliciosas receitas ou simplesmente em sua forma natural e suculenta.

Para além do seu sabor característico, marcado pela combinação de acidez cítrica e doçura, a laranja é uma aliada da saúde, oferecendo uma ampla gama de propriedades benéficas.

Reconhecida por sua abundância em vitamina C, a laranja tornou-se sinônimo de fortalecimento do sistema imunológico. No entanto, seus benefícios para a saúde vão muito além dessa função específica.

IR PARA SOCIAL1

A seguir, vamos apresentar mais quatro razões para consumir a laranja no dia a dia. Acompanhe!

1. Redução do risco de AVC

Consumir laranjas e frutas cítricas, de acordo com a American Heart Association, pode diminuir em até 19% o risco de acidente vascular cerebral isquêmico (AVC) em mulheres.

Os flavonoides presentes nessas frutas são creditados por melhorar a função dos vasos sanguíneos e ter efeitos anti-inflamatórios.

Também pode interessar

4 SUCOS QUE COMBATEM A INFLA,MAÇÃO

Ler Mais

2. Prevenção de pedras nos rins

Pesquisas da University of Texas Southwestern Medical Center indicam que o consumo de suco de laranja pode prevenir a formação de pedras nos rins.

IR PARA SOCIAL1

O líquido da fruta cria uma carga alcalina, reduzindo os níveis de ácido úrico e aumentando o citrato na urina, diminuindo assim o risco de cálculos renais.

3. Melhora da memória

Estudos do The American Journal of Clinical Nutrition mostram que o consumo diário de suco de laranja pode melhorar a função cerebral em idosos. A vitamina C presente na fruta atua como antioxidante, aprimorando as funções cognitivas e a transmissão de impulsos nervosos.

Pesquisas do Centro de Pesquisa em Alimentos da USP indicam que o consumo regular de suco de laranja, especialmente das variedades laranja baía e laranja cara cara, beneficia a composição da microbiota intestinal devido ao alto teor de fibras, auxiliando na flora intestinal, formação do bolo fecal e alívio da prisão de ventre.

Fonte

Viva Bem

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em social1-new

IR PARA SOCIAL1

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories