O cinema brasileiro está em festa! O filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, estreou neste domingo (18) no Festival de Cannes, circuito mais prestigiado do mercado cinéfilo, e as críticas são mais que animadoras.
O longa foi ovacionado com uma salva de palmas de 15 minutos após a exibição, e o feedback do público presente, composto por cineastas; críticos; artistas; jornalistas; e pelo próprio comitê do Festival, está carregado de entusiasmo e elogios, com avaliações mais que positivas.
Definido como um filme que explora a história do Brasil e do seu povo, O Agente Secreto é um thriller político de um drama envolvente sobre um professor perseguido nos anos 70 no Recife.
Quem dá vida ao protagonista é Wagner Moura, que recebeu aclamação pela atuação, sendo citado seu poder de comandar a tela do primeiro até o último minuto.
Também não foram poupados elogios ao diretor, o pernambucano Kleber Mendonça Filho.
Foi exaltado a forma de direção do cineasta, com tomadas de dioptria, telas divididas, e uma sequência sobre o folclore brasileiro. Uma mistura equilibrada entre ficção e verdade.
Apesar de ainda haver mais estreias até o fim do Festival, O Agente Secreto já é um dos principais concorrentes ao principal prêmio da competição, o Palme d’or (Palma de Ouro) e pelo prêmio de Melhor Ator para Moura.