HOMENAGEM

Gloria Maria ganha série documental sobre trajetória no jornalismo e na vida pessoal

Glória Maria, um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, morreu em 2023 após luta contra o câncer, deixando um legado de coragem e pioneirismo

Cadastrado por

Pedro Lima

Publicado em 28/04/2025 às 9:59
Jornalista Gloria Maria - DIVULGAÇÃO/ GLOBO

"Gloria", série documental com depoimentos, imagens inéditas e revelações sobre a jornalista Gloria Maria, um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro, estreou no domingo (27), após o Fantástico, na TV Globo.

A série é dividida em quatro episódios e mostra o impacto da jornalista no jornalismo e a trajetória dela ao conquistar o coração do público. Gloria Maria morreu em 2023 por complicações de saúde.

Arquivos pessoais de Gloria Maria foram explorados na série. Inclusive, com bloquinhos onde a jornalista documentava as experiências que vivia.

Ao longo dos episódios, também relembra reportagens históricas apresentadas por ela, como o primeiro voo duplo exibido na televisão brasileira e os bastidores das entrevistas com Michael Jackson e Madonna.

Leia Também

A trajetória na TV Globo

Ao relatar os primeiros momentos da carreira de Gloria Maria, a série reconstitui a "Veraneio", veículo utilitário que servia de transporte das equipes de jornalismo da TV Globo quando a Gloria iniciou a fazer reportagens de rua.

O passeio pela história de Gloria Maria também passa pela chegada à Globo, no início dos anos 1970, para ser radioescuta da Editoria Rio, conciliando os estudos com o emprego até se tornar repórter.

Ao longo das cinco décadas na Globo, Gloria Maria passou pelos cinco continentes e coberturas de grandes eventos, como Olimpíadas, Copa do Mundo, posses de presidentes e outros acontecimentos da história não só do Brasil, mas do mundo.

Jornalista Gloria Maria - DIVULGAÇÃO/ GLOBO

A produção teve a sensibilidade de destacar o impacto de Gloria Maria na vida de outras mulheres negras jornalistas. O encontro inédito contou com 18 nomes da comunicação, entre eles Maju Coutinho, Aline Midlej e Flávia Oliveira.

Pedro Bial, parceiro histórico do Fantástico e outros nomes como William Bonner, Fátima Bernardes, Leilane Neubarth, Zileide Silva e Dulcinéia Novaes foram entrevistados pelo documentário.

Tags

Autor

Veja também