Fornecedora contratada por "rei e rainha da creatina" é interditada por não ter autorização para produzir suplementos

Embora tenha investido R$ 15 milhões em sua própria fábrica, a Soldiers Nutrition contava com parceiros terceirizados para atender à alta demanda.

Publicado em 02/12/2024 às 17:32
Google News

Em Jundiaí, interior de São Paulo, uma fábrica foi interditada pela polícia por não possuir autorização para produzir suplementos alimentares.

A fábrica atuava como fornecedora da Soldiers Nutrition, empresa de Yuri Silveira de Abreu e Fabiula de Arruda Freire, mais conhecidos como "rei e rainha da creatina".

Embora tenha investido R$ 15 milhões em sua própria fábrica, a Soldiers Nutrition contava com parceiros terceirizados para atender à alta demanda.

Mais um caso de suplementos irregulares

Recentemente, a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) testou 88 marcas de creatina disponíveis no mercado brasileiro e descobriu que 18 não estavam aptas a serem vendidas.

O teste teve como objetivo verificar a quantidade exata da substância presente em cada suplemento, já que a legislação exige no mínimo 80% de creatina pura no produto.

Das 18 que foram reprovadas no teste, dez delas não continham sequer traços de creatina na composição. 

Uma das adulterações mais comuns aplicadas na creatina é adição de amido ao suplemento, segundo a Abenutri. Contudo, a creatina da Soldiers Nutrition foi aprovada no teste.

Como saber se a creatina foi adulterada?

Embora não seja possível identificar adulteração na creatina apenas vendo o produto, existem sinais que indicam adulteração no suplemento, segundo o personal trainer e educador físico Tauan Gomes.

“Alguns sinais ajudam a identificar se a creatina não é de boa qualidade, por exemplo, na hora da compra, fique de olho no rótulo: erros de português, adesivos com acabamento ruim, imagens desalinhadas ou a falta de selos importantes podem ser indícios de problema”, explicou Tauan Gomes.

Como forma de segurança, compre produtos que são vendidos em lojas confiáveis e conhecidas. Além disso, verifique se sua creatina possui registro na Anvisa.

Outro ponto para prestar a atenção é nos preços. Se a creatina está sendo vendido por um preço muito abaixo do mercado, desconfie, porque isso é mais um indício que o produto é falsificado.

Na questão da aparência, a creatina costuma ser um pó bem fino, algo parecido entre uma farinha ou talco.

“Para testar a creatina, misture um pouco em água e espere 5 minutos, se a água ficar transparente e o pó afundar, é pura, mas se ficar turva e o pó afundar, pode ter baixa pureza e se a água ficar turva com grãos ou o pó boiar, pode ser adulterada”, ressalta Tauan Gomes.

Tags

Autor