CESAR School e Grupo Boticário revolucionam mercado da beleza com o Batom Inteligente

A inovação da maquiagem a nível mundial surgiu após um desafio proposto pelo Grupo Boticário a estudantes do programa Summer Job do CESAR.

Publicado em 30/09/2024 às 16:39 | Atualizado em 01/10/2024 às 22:10

Uma parceria entre o CESAR School (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e Grupo Boticário foi o suficiente para criar uma solução capaz de resolver os problemas daqueles que mais precisam de ajuda.

Em 2018, através do programa Summer Job do CESAR, onde estudantes universitários selecionados encontram resoluções de problemas reais, o Grupo Boticário trouxe um desafio para os aprendizes: a inclusão de pessoas com dificuldades motoras ou visuais no mundo da beleza.

Com esse desafio proposto pelo Grupo Boticário, os acadêmicos, mentorados por colaboradores do CESAR, decidiram criar o Batom Inteligente.

Ideal para aqueles que possuem dificuldades no uso de produto de maquiagem, o Batom Inteligente é o primeiro do mundo com o intuito de ajudar mulheres com deficiência física ou visual a colorir e realçar as suas bocas com o cosmético, sem que precisem da ajuda de outra pessoa.

Em entrevista ao Social1, Izabella Cavalcanti, gerente de projetos do CESAR que está envolvida no projeto, explicou como o Batom Inteligente realiza o processo de passar o cosmético na boca do consumidor.

"O Batom Inteligente utiliza inteligência artificial para identificar as diferenças entre a pele do rosto e os lábios da pessoa, garantindo uma aplicação precisa e confortável. O dispositivo aplica o batom líquido de forma automática, interagindo com o usuário durante todo o processo, tornando a experiência ainda mais inclusiva", disse Izabella Cavalcanti.

Feito, a princípio, para pessoas com dificuldades motoras, o Batom Inteligente também serve para aqueles que quiserem aplicar o produto com uma melhor precisão e sem esforço.

"Este produto foi pensado para pessoas com dificuldades motoras ou visuais, mas também é uma solução prática e inovadora para qualquer pessoa que queira uma aplicação de batom perfeita e sem esforço", afirmou a gerente de processos.

Importância de ter uma instituição nordestina nesse projeto

Izabella também falou a relevância que é ter uma instituição nordestina, como o Cesar, envolvida nesse projeto e como ele é essencial para mostrar o poder que a região tem no campo da tecnologia.

"O CESAR representa o avanço tecnológico e a capacidade de inovação que o Brasil, especialmente o Nordeste, tem a oferecer", declarou

Principais desafios para criar o Batom Inteligente

Atualmente na fase de finalização, o projeto do Batom Inteligente já passou por seis anos de processo e, durante esse tempo, foram encontrados desafios para criar o produto.

Divulgação / Grupo Boticário
Batom Inteligente - Divulgação / Grupo Boticário

Para Izabella, o maior problema durante o processo de criação do Batom Inteligente foi encontrar as definições das características para os diferentes tipos de pele e rosto.

"Foi necessário treinar algoritmos para identificar essas variações e adaptar a tecnologia para garantir que a aplicação fosse sempre precisa, além de levar em consideração a diversidade das pessoas. Além disso, integrar hardware e software em uma solução que nunca havia sido feita antes, criando um produto verdadeiramente inclusivo, exigiu um esforço significativo de pesquisa, testes e colaboração entre as equipes envolvidas."

Qual é o impacto do Batom Inteligente na indústria da beleza?

Por ser uma solução pioneira mundialmente, é comum que o Batom Inteligente aguce a curiosidade de pessoas pelo mundo à fora, e até mesmo de inspirar outros players do mercado.

Milene Haraguchi, Expert em P&D do Grupo Boticário, revelou ao Social1 os fatores que tornam o Batom Inteligente uma inovação que promete impactar positivamente o setor de maquiagem.

"Nesta jornada, o protótipo do Batom Inteligente propõe uma redefinição da relação entre tecnologia e beleza, elevando o padrão de inovação no setor de forma disruptiva. O objetivo do projeto é instigar essa transformação no mercado de beleza, onde os produtos de maquiagem podem se adaptar às necessidades individuais dos consumidores, promovendo uma beleza que deve ser para todos", disse Milene Haraguchi. 

Quando o Batom Inteligente vai começar a ser comercializado?

Por se tratar de um produto teste, o Batom Inteligente não será vendido para o público. Na verdade, o objetivo do protótipo é a inclusão e empoderamento de pessoas com limitações motores e visuais para o campo da beleza e maquiagem.

No entanto, entre os dias 15 e 29 de julho deste ano, o Batom Inteligente ficou disponível na loja conceito da marca O Boticário Lab, em São Paulo, para experimentação.

Essa foi a primeira vez que o público-alvo teve acesso ao produto. De forma surpreendente, todas as pessoas submetidas aos testes conseguiram passar o batom sem ajuda de um terceiro.

Divulgação / Grupo Boticário
Mulher usando o Batom Inteligente - Divulgação / Grupo Boticário

Tags

Autor