O vinagre de maçã tem ganhado fama como um aliado na perda de peso.
Mas será que ele realmente emagrece? E como usar o vinagre de maçã com segurança para aproveitar seus potenciais benefícios?
A seguir, vamos apresentar os verdadeiros benefícios do vinagre de maçã. Veja agora!
Vinagre de maçã emagrece?
Dayanne Maynard, professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), explica que, se administrado com cautela, o vinagre da fruta é mais um hábito saudável na busca por saúde e bem-estar.
"O vinagre de maçã é um alimento fermentado que pode trazer benefícios para a saúde. Ele ajuda, por exemplo, a melhorar a sensibilidade à insulina e a reduzir o açúcar no sangue depois das refeições. Isso acontece porque contém fibras que retardam a absorção dos carboidratos", detalha a nutricionista.
Segundo a profissional, o ingrediente também pode contribuir para a perda de peso, desde que usado da forma correta.
Estudos apontam que o vinagre de maçã também pode ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, além de melhorar a digestão e aliviar sintomas como inchaço e desconforto abdominal.
"A pectina, que é uma fibra solúvel presente no vinagre, aumenta a sensação de saciedade. Ao sentir menos fome, a pessoa, naturalmente, come menos. Esse efeito, aliado a uma alimentação equilibrada e atividade física, pode ajudar no emagrecimento", completa.
VEJA TAMBÉM: 3 receitas de sucos detox para emagrecer
Como consumir o vinagre de maçã?
O recomendado é utilizar o vinagre de maçã como tempero de saladas.
Outra opção é diluir uma colher de sopa em um copo de 200 ml de água e tomar antes das refeições.
"No entanto, ele não deve ser consumido puro. O ácido do vinagre pode prejudicar os dentes e irritar a garganta", descreve.
A nutricionista faz um alerta para quem tem problemas digestivos, como gastrite, refluxo ou azia, pois o vinagre pode piorar o desconforto.
Quem toma medicamentos, como para diabetes ou diuréticos, precisa conversar com o profissional de saúde antes de começar a usar.