À medida que o tempo passa, o uso de Ozempic, medicamento feito para o tratamento de diabetes 2, tem sido cada vez mais utilizado para a perda de peso.
No entanto, um possível efeito colateral do medicamento pode causar incomodo nos pacientes que usam Ozempic.
O fenômeno em questão se chama "pé de Ozempic", pois causa perda de gordura nas regiões dos pés. Como consequência do resultado, os pés ficam flácidos, enrugados e com as veias mais saltadas.
Semelhante a outros efeitos colaterais, como o "rosto de Ozempic", o "pé de Ozempic" acontece conforme uma perda repentina de gordura em diversas partes do corpo.
Mas antes, é primordial saber o que exatamente é o "rosto de Ozempic" e seus efeitos.
O que é "rosto de Ozempic"?
O fenômeno em questão acontece quando a quantidade de gordura subcutânea - que fica abaixo da pele, principalmente na região das bochechas - diminui, e, consequentemente, dando um aspecto mais "caído".
Esse fator acontece, normalmente, à medida que envelhecemos, pois é natural que a quantidade de gordura subcutânea fique menor ao passar dos anos.
No entanto, em casos de perda de peso excessiva ou muito rápida, é comum que a "gordurinha" que nos deixa jovem diminua - por isso a aparência de mais velho.
Como o rosto é uma das regiões com menos gordura subcutânea do que outras, o rosto fica desproporcionalmente mais magro nessas situações.
Além disso, outras partes do corpo também são afetadas, como os dedos, que ficam mais finos. E a explicação é a mesma: o emagrecimento brusco causa perda da gordura subcutânea.
De acordo com a endocrinologista Tarrisa Petry, "outras partes do corpo também podem sofrer mudanças semelhantes, como as coxas, que tendem a perder circunferência, e até os pés —com a perda de peso excessivo, o número de sapato da pessoa pode diminuir, devido à perda de gordura subcutânea na região".
Efeitos do "pé de Ozempic"
A alteração na região dos pés não afeta só a parte estética, como também a mobilidade, podendo prejudicar a marcha e aumentar a vulnerabilidade a problemas ortopédicos.
Nas redes sociais, um dos casos mais conhecido de "pé de Ozempic" é da apresentadora britânica Sharon Osbourne, que emagreceu cerca de 19kg ao usar Ozempic.
O episódio ganhou notoriedade em uma foto da apresentadora, onde ela está ao lado do neto com os pés visíveis, o que gerou comentários de seguidores sobre a aparência da região, visivelmente enrugada e com veias perceptíveis.
Apesar de não ter comentado nada sobre "pé de Ozempic", Sharon afirmou que emagreceu demais com o uso do medicamento e que não conseguiu recuperar o peso, fazendo-a interromper o tratamento.
Essa perda de gordura brusca podem causar alguns impactos, como o surgimento de rachaduras e calos devido à menor hidratação natural da pele.
Além disso, emagrecer muito não é sinônimo de saúde, já que a sustentação do corpo pode ser comprometida, levando à flacidez e envelhecimento precoce em diversas regiões do corpo.
Como alternativa de prevenção ao "pé de Ozempic", especialistas indicam uma abordagem cuidadosa, com perda de peso gradual, hidratação constante da pele e exercícios de fortalecimento muscular para os pés.
Vale lembrar que o acompanhamento médico é muito importante para o tratamento de perda de peso, evitando as possibilidades de efeitos colaterais.
Se estiver usando Ozempic e sentir qualquer tipo de alteração, procure um profissional de saúde para ter uma resposta clínica, pois isso faz com que o tratamento torne-se equilibrado e sem riscos à saúdes.