Ozempic x Mounjaro: qual é o melhor no tratamento do diabetes e para o controle de peso?
Ozempic e Mounjaro são eficazes no tratamento do diabetes tipo 2, mas diferem na composição e efeitos; confira qual é o melhor para o emagrecimento

Clique aqui e escute a matéria
O Ozempic, nome comercial da semaglutida, promove tanto o controle da glicose quanto a perda de peso.
O medicamento age nos centros reguladores do apetite, no nível hipotalâmico e sistema nervoso central e periféricos, através da diminuição da velocidade de esvaziamento gástrico.
Isso contribui para uma sensação prolongada de saciedade após as refeições. A semaglutida, além de ser aprovada para o tratamento do diabetes, também é reconhecida sob o nome de Wegovy para o controle da obesidade e do excesso de peso.
“Por outro lado, o Mounjaro representa um avanço significativo no tratamento do diabetes. Esta medicação, conhecida como tirzepatida, combina análogos do GLP-1 com a molécula GIP em uma única estrutura. Esta associação se mostrou superior na perda de peso e controle da glicemia em comparação ao uso isolado de semaglutida. Embora ainda não aprovado com este fim no Brasil, o ZepBound (tirzepatida para o tratamento da obesidade) já está regulamentado nos Estados Unidos”, explica a endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato.
A especialista conta que, mesmo antes da aprovação mundial, o Mounjaro começou a ser utilizado para a perda de peso com base em sua segurança e eficácia, similar ao precedente estabelecido pelo uso off-label do Ozempic para controle de peso.
“A escolha entre essas medicações deve considerar a tolerância individual a medicamentos como o Wegovy. Além disso, o Mounjaro pode ser uma alternativa, especialmente quando é necessária uma perda de peso mais significativa ou quando os efeitos colaterais da semaglutida são uma preocupação”, orienta Dra. Lorena Amato.
Cada paciente requer uma abordagem personalizada e, segundo a endocrinologista, decidir entre Ozempic e Mounjaro deve contemplar preferências pessoais e os efeitos colaterais, já que cada paciente responde ao tratamento de formas distintas.
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”