Desmistificando a creatina: verdades e mitos sobre o suplemento
Apesar de ser um dos 10 suplementos mais populares entre os consumidores, a creatina gera muitas dúvidas sobre suas funções, dosagens e efeitos.

A creatina é substância mais desejada pelos brasileiros que buscam ganhar muscular e melhorar o seu rendimento esportivo, segundo o levantamento feito pela pela startup franco-brasileira Simplex, que monitora os produtos mais pesquisados nos e-commerces do país.
Embora esteja entre os 10 suplementos mais procurados pelos consumidores, a creatina gera diversas dúvidas quando o assunto é funcionalidades, dosagens e efeitos.
O nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak afirma que muitas pessoas não sabem que a creatina é uma substância naturalmente presente no corpo humano e ainda há muita mistificação em seu uso.
“A creatina auxilia no aumento da capacidade de produção energia durante exercícios de curta duração e alta intensidade, como levantamento de peso e sprints. Além disso, também pode ajudar na recuperação muscular pós-treino, diminuir a fadiga e melhorar a capacidade de treino de resistência”, diz o nutricionista.
Não é só no corpo humano que é possível encontrar a substância. A creatina também é encontrada em fontes de proteínas animais. como carne vermelha e peixe.
Segundo Dereck, manter uma dieta equilibrada já é o suficiente para consumir a quantidade de creatina necessária. Contudo, para atletas que querem aumentar sua performance, a suplementação é benéfica.
“Especialmente para aqueles que realizam atividades de alta intensidade e de curta duração, como em treinos de musculação”.
Ao contrário do que muitos acreditam, a suplementação da creatina não implica em problemas de saúde. No entanto, é importante sempre consultar um especialista da área antes de tomar qualquer suplemento.
“Pessoas com problemas renais pré-existentes devem evitar a suplementação com creatina. Como todo suplemento, é necessário ter acompanhamento de um profissional qualificado, que indique as quantidades adequadas para cada e qual o objetivo do paciente. A dose recomendada de creatina, de acordo com estudos, é de 3 a 5 gramas por dia, e não há diferença na dosagem recomendada entre homens e mulheres”, reforça o profissional.
Outro fator que muitas pessoas não sabem é que a creatina também é usada em idosos e indivíduos na UTI, devido ao ganho muscular de quem usa a substância.
“Algumas pessoas acham que o uso da creatina engorda, mas o que acontece é a retenção de líquidos, pois a substância ‘envia’ água para dentro da célula. Mas este é um efeito temporário e não causa danos à saúde”, finaliza o nutricionista.
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”