BENEFÍCIOS DO ALHO

Quais são os benefícios de consumir alho todos os dias?

Saiba para que serve o allho e conheça todos os benefícios do ingrediente.

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Tavares

Publicado em 15/04/2024 às 17:27 | Atualizado em 15/04/2024 às 17:42
Notícia

Manter uma alimentação equilibrada e com ingredientes naturais é a chave para tornar-se mais saudável.

Um dos mais conhecidos por seus benefícios e propriedades é o alho, que se consumido diariamente, pode ter o efeito ainda melhor para o seu bem-estar.

Como consumir o alho?

De acordo com o Soy Carmín, a Healthline apresentou diversos estudos que corroboram com a teoria de que o alho é um dos alimentos com maiores benefícios para o organismo.

Cru, é rico em vitamina C, vitamina B6, mangânes e também conta com um baixo teor de calorias. Essa é a melhor forma de consumir o alimento, já que ao ser cozido, pode perder algumas propriedades importantes.

“Os principais benefícios do alho decorrem de sua riqueza em substâncias antioxidantes. Historicamente, ele foi muito utilizado como remédio para diversas doenças. pressão arterial, com hipercolesterolemia e diabetes mellitus tipo 2”, afirma Miguel Ángel Martínez Olmos, membro da área de nutrição da Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição (SEEN).

Leia também: Este hábito das mulheres japonesas pode tirar anos do rosto; Só precisa de um ingrediente!

Conheça os benefícios do alho 

1. Fortalece o sistema imunológico

Quando incorporado em uma dieta, o alho cru pode reforçar a proteção do sistema imunológico, protegendo o organismo de resfriados, doenças cardiovascular e até mesmo o câncer.

2. Reduz a glicose no sangue

Em jejum, o alho pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, uma opção ideal para quem sofre com diabetes, especialmente a do tipo 2.

3. Anti-inflamatório

A nutricionista Laura Jeffers, da Cleveland Clinic, recomenda a utilização de um óleo à base de alho, que é extremamente eficaz contra inflamações, devido ao seu teor de antioxidantes e alicina.

Pode ser aplicado diretamente nas articulações ou músculos inflamados.

4. Antioxidante

Ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres, que causam dano celular e envelhecimento precoce. Também atua no combate a deterioração cognitiva, melhorando a memória. 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo ideal para obter esses benefícios seria de 2 a 5g diárias de alho fresco (aproximadamente um dente) ou, na sua versão em pó, de 0,4 a 1,2 g.

Tags

Autor