Treinar pode diminuir o tamanho dos seios? Saiba por que o formato do seio muda ao praticar exercícios
Muitas pessoas se questionam por que os seios mudam ao treinar

Praticar exercícios físicos não só é beneficial para a saúde física e mental, mas também pode transformar o corpo de maneira significativa.
Seja para emagrecer, definir os músculos ou aumentar a massa muscular, médicos e profissionais de educação física afirmam que é possível alcançar mudanças notáveis apenas com musculação e uma alimentação adequada.
No entanto, algumas áreas do corpo podem ser mais desafiadoras de serem modificadas, mesmo com um treino intenso na academia, como os seios.
André Maranhão, cirurgião plástico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-RJ, e Eduardo Netto, profissional de educação física e diretor técnico da Bodytech Company, esclarecem as principais dúvidas.
Mulher fazer exercício físico de treino de ombros na academia - FREEEPIK
É possível mudar o tamanho dos seios treinando?
Não é possível aumentar o tamanho dos seios apenas com musculação.
"Os seios são compostos principalmente por tecido adiposo (gordura) e tecido glandular, e sua aparência pode ser influenciada por fatores como genética, níveis hormonais, gestações, amamentação e idade", explica o profissional de educação física Eduardo Netto.
No entanto, a perda de peso resultante da prática de exercícios físicos pode levar à redução do tamanho das mamas, conforme explica o cirurgião André Maranhão.
"Uma das consequências do exercício físico é a perda de gordura corporal e, consequentemente, a redução dos seios. Isso ocorre porque, enquanto muitas mulheres fortalecem a musculatura com os exercícios, estimulando o crescimento de outras áreas, outras regiões que não são alvo desses exercícios acabam perdendo gordura", explica o médico.
Firmeza dos seios e a melhoria da flacidez
"Embora os exercícios de força, como a musculação, não afetem diretamente o tecido mamário, eles podem fortalecer os músculos ao redor e melhorar a aparência dos seios", explica Netto.
Ele menciona exercícios específicos que podem ajudar a melhorar o tônus muscular abaixo do tecido adiposo que compõe os seios, proporcionando maior sustentação e equilíbrio corporal:
"Exercícios como supinos, crucifixos e flexões trabalham a musculatura do peitoral".
*Com informações de Vogue.
Veja também: Receitas de pré e pós-treino para "bombar" em 2024
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”