O cachorro tem a mesma personalidade do tutor? Cientistas confirmam
Estudos em psicologia e comportamento animal confirmam que pets e tutores podem compartilhar traços psicológicos e comportamentais. Saiba mais

Clique aqui e escute a matéria
Algumas pessoas acreditam que o cachorro pode ter a mesma personalidade do tutor. Mas será que isso realmente acontece?
De acordo com a ciência, a resposta é sim! Estudiosos do comportamento animal e a psicologia humana estudaram essa possível ligação e confirmaram que é possível.
Conforme artigo recente publicado na Personality and Individual Difference baseado em 15 estudos empíricos, pets e tutores podem ter traços psicológicos e comportamentais semelhantes.
Os pesquisadores pediram que observadores externos avaliassem os tutores e os cães. Em diversos estudos, as percepções confirmaram que há semelhanças de personalidade.
Além disso, é possível que tanto o tutor quanto o cachorro influenciam no comportamento um do outro, tornando a ligação ainda mais única e forte.
Tutores de pets que veem traços próprios em seus cães e gatos podem ser mais compreensivos, fortalecendo o vínculo entre eles.
A afinidade não se limita a personalidades. Um cachorro com comportamento mais extrovertido pode auxiliar um tutor introspectivo, por exemplo.