SinPatinhas: saiba como cadastrar o RG do seu pet

Novo sistema permite o cadastro gratuito de cães e gatos, emissão de carteirinha com QR Code e ajuda na formulação de políticas públicas para pets

Publicado em 17/04/2025 às 20:32
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O governo federal apresentou nesta quinta-feira, 17 de abril, o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, conhecido como SinPatinhas.

A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer a proteção e o bem-estar de cães e gatos em todo o Brasil, permitindo o registro oficial desses pets.

O SinPatinhas funciona como um banco de dados nacional voltado exclusivamente para o cadastro de cães e gatos.

Reprodução/ iStock
Imagem ilustrativa do cachorro da raça Golden Retriever - Reprodução/ iStock

Tutores, prefeituras e organizações não governamentais podem registrar os animais sob sua responsabilidade e emitir gratuitamente uma carteirinha de identificação.

Na prática, essa carteirinha funciona como um verdadeiro RG Animal, com um QR Code que pode ser colocado na coleira.

Caso o pet se perca, qualquer pessoa que o encontrar pode escanear o código e localizar rapidamente o tutor, facilitando o retorno do animal para casa.

Como emitir o RG do seu pet?

O processo é simples: basta acessar o sistema SinPatinhas usando uma conta Gov.br. Os dados do tutor são preenchidos automaticamente, restando apenas informar os dados do animal.

Ao final, é gerada uma carteirinha digital com QR Code pronta para impressão ou uso direto na coleira.

De acordo com o governo federal, o SinPatinhas também será uma ferramenta estratégica de políticas públicas, fornecendo dados essenciais sobre a população de cães e gatos no país — como quantos animais existem, quantos foram castrados ou microchipados, e onde estão localizados.

"Esses dados são fundamentais para direcionar esforços do governo federal, promover políticas eficazes e baseadas em resultados. Atualmente, o Brasil tem aproximadamente 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos, com cerca de 35% deles vivendo nas ruas ou abrigos. O controle populacional ético de cães e gatos, por meio da castração dos animais, é uma demanda inadiável", afirma o governo federal.

Tags

Autor