Rumo ao primeiro lugar do Carnaval carioca, a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro anunciou, nesta quarta-feira (21), o enredo para o próximo ano. A Vermelha e Branca da Tijuca prestará uma homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães.
Com o título: “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, a escola revisitará os carnavais da artista e contará a sua contribuição para a construção da identidade da folia das escolas de samba.
Trajetória vitoriosa
A artista, que faleceu em julho do ano passado, iniciou sua trajetória no Carnaval em 1970, como assistente na própria escola.
Pouco tempo depois, passou a trabalhar de forma independente e conquistou seus primeiros títulos, tornando-se a carnavalesca mais vitoriosa da Marquês de Sapucaí.
Entre os carnavais mais memoráveis assinados por Rosa Magalhães estão: Bum Bum Paticumbum Prugurundum, apresentado pelo Império Serrano em 1982; Mais vale um jegue que me carregue do que um camelo que me derrube, lá no Ceará, na Imperatriz Leopoldinense em 1995; e A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo – "Água no feijão que chegou mais um...", da Unidos de Vila Isabel em 2013.
Salgueiro em festa
Nas redes sociais, a agremiação foi amplamente elogiada após anunciar o enredo. Para críticos de Carnaval, o Salgueiro já desponta como uma das escolas com um dos temas mais promissores para o próximo ano.
O Salgueiro afirma que Rosa foi uma professora que usou a sua arte para ensinar assuntos relevantes para o país.
"A mestra, que nos ensinou tantas histórias, agora vai se tornar uma. Vamos transformar a Avenida, que a consagrou como a mais vitoriosa carnavalesca, em um grande palco de celebração, sonhos e utopias", escreveu a assessoria da escola no Instagram.
"Em 2026, 55 anos depois daquela emblemática estreia, o Salgueiro convida todos os amantes de Momo para homenagear uma das maiores artistas do nosso país", completou.
O carnavalesco do Salgueiro, Jorge Silveira, publicou em sua página no Instagram uma foto ao lado de Rosa Magalhães, acompanhada da legenda: “Vai ser lindo. E eu quero todo mundo lá para celebrar junto!”
O carnavalesco assinará o enredo ao lado do curador Leonardo Antan.
Veja a posição de desfile da escola no próximo ano
Domingo (15 de fevereiro):
- Acadêmicos de Niterói
- Imperatriz Leopoldinense
- Portela
- Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira (16 de fevereiro):
- Mocidade Independente de Padre Miguel
- Beija-Flor de Nilópolis
- Unidos do Viradouro
- Unidos da Tijuca
Terça-feira (17 de fevereiro):
- Paraíso do Tuiuti
- Unidos de Vila Isabel
- Acadêmicos do Grande Rio
- Acadêmicos do Salgueiro