Rumo ao bicampeonato, Beija flor lança logo e título do enredo do seu próximo Carnaval

Beija-Flor mira o bicampeonato com enredo assinado pelo carnavalesco João Vitor Araújo sobre o Bembé do Mercado, o maior candomblé de rua do mundo

Publicado em 13/05/2025 às 17:21 | Atualizado em 13/05/2025 às 17:22
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Em busca de mais um título para o seu pavilhão, a escola de samba carioca Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Carnaval, lançou na tarde desta terça-feira (13) a logo oficial e o título do enredo que levará à Marquês de Sapucaí em 2026.

Com o nome "Bembé", o enredo irá contar a história do maior Candomblé de rua do mundo, realizado tradicionalmente no mês de maio na cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia.

O tema, inspirado na celebração Bembé do Mercado, já havia sido anunciado no mês passado. No entanto, foi apenas hoje que os torcedores puderam conhecer a identidade visual que representará a narrativa no próximo desfile.

A história será desenvolvida pelo carnavalesco campeão João Vitor Araújo.

Enredo com identidade afro-brasileira

Pelas redes sociais, a escola divulgou um vídeo especial explicando mais sobre o enredo, destacando a importância cultural e religiosa da festa que resiste há mais de um século.

"Há 136 anos, em Santo Amaro da Purificação, o Bembé do Mercado transforma o espaço público em terreiro, o xirê em celebração pública, e a fé do povo preto em resistência viva, agradecendo ao orixá pela liberdade! Em 2026, essa história sagrada atravessa a Sapucaí com a força da Beija-Flor de Nilópolis", escreveu a assessoria da escola.

"Bembé é o título do enredo que vai exaltar os presentes a Iemanjá e Oxum, a ancestralidade dos terreiros, a luta do povo de santo do recôncavo baiano e a memória de quem nunca deixou de resistir. O Bembé é sagrado. É do povo. E agora será visto, sentido e celebrado por milhões", completou.

Momento de emoção para a Beija Flor

Além da estreia do novo enredo, o Carnaval de 2026 marcará um momento simbólico e carregado de emoção para a agremiação: será o primeiro desfile da Beija-Flor sem Neguinho da Beija-Flor no carro de som. 

Intérprete oficial da escola por mais de quatro décadas, ele anunciou sua aposentadoria na folia deste ano, encerrando uma trajetória que ajudou a construir a identidade musical da azul e branco de Nilópolis.

Maior campeã da era sambódromo

A Beija-Flor de Nilópolis é uma das escolas de samba mais vitoriosas do Rio de Janeiro, com 15 títulos conquistados ao longo de sua história.

Desse total, 10 foram conquistados na era do Sambódromo, iniciada em 1984, o que a consagra como a maior campeã desse período.

O título mais recente veio neste ano, com um enredo que prestou homenagem ao diretor de Carnaval Laíla, falecido em 2021 por complicações da Covid-19.

A escola conquistou nota máxima em todos os quesitos, reafirmando sua força e voltando a ser chamada de "rolo compressor", apelido que remete à excelência técnica e artística alcançada durante os anos em que Laíla esteve à frente dos desfiles.

Veja a posição de desfile da escola no próximo ano

Domingo (15 de fevereiro):

  1. Acadêmicos de Niterói
  2. Imperatriz Leopoldinense
  3. Portela
  4. Estação Primeira de Mangueira

Segunda-feira (16 de fevereiro):

  1. Mocidade Independente de Padre Miguel
  2. Beija-Flor de Nilópolis
  3. Unidos do Viradouro
  4. Unidos da Tijuca

Terça-feira (17 de fevereiro):

  1. Paraíso do Tuiuti
  2. Unidos de Vila Isabel
  3. Acadêmicos do Grande Rio
  4. Acadêmicos do Salgueiro

 

Tags

Autor