Evento

Movidos leva dança inclusiva ao Recife com oficina e espetáculo gratuitos

Grupo Movidos promove oficina inclusiva e apresenta espetáculo gratuito no Recife como parte do Circuito Funarte de Dança Klauss Vianna 2023

Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 21/05/2025 às 19:33
Grupo Movidos - Crédito: Divulgação/Grupo Movidos

O grupo de dança contemporânea Movidos, de Natal (RN), desembarca no Recife com duas atividades gratuitas que integram o Circuito Funarte de Dança Klauss Vianna 2023. Reconhecido por promover a inclusão e valorizar a diversidade de corpos na cena artística, o grupo realiza a Oficina Laboratório Movidos à Dança, no dia 26 de maio, das 14h às 17h, na EREM Joaquim Nabuco, e o espetáculo “Remix”, no dia 27 de maio, às 19h, no Teatro do Parque — ambos com entrada gratuita.

“Dançar em Recife sempre nos desperta uma expectativa especial. É o berço da cultura nordestina, um lugar que sempre nos acolheu com muito carinho. Com o Movidos Dança, que reúne artistas com e sem deficiência, buscamos provocar o olhar do público para temas urgentes da sociedade. Em REMIX, sob direção de Denise Stutz, brincamos com os limites entre realidade e ficção, criando um jogo cênico que instiga e emociona”, destaca Anderson Leão (diretor artístico da equipe).

A programação tem início na segunda-feira (26/05), às 14h, na EREM Joaquim Nabuco, com a Oficina Laboratório Movidos à Dança, voltada a artistas, educadores, estudantes e interessados em dança. A atividade será conduzida por Ariadna Medeiros e Michael Skimo, e propõe uma experiência prática baseada em metodologias inclusivas que articulam a dança contemporânea, as danças urbanas e a liberdade estética de corpos diversos. Com vagas limitadas para PCDs e inscrições via WhatsApp: (81) 99797-8748.

Na terça-feira (27/05), às 19h, o grupo apresenta o espetáculo “Remix”, no Teatro do Parque. Com direção de Denise Stutz e direção artística de Anderson Leão, a montagem é um convite à celebração do corpo e da memória, em uma narrativa que mistura ficção e realidade, explorando afetos, vivências urbanas e a força da dança como linguagem de transformação social. A apresentação contará com recursos de acessibilidade.

Fundado em 2018 pelos artistas Anderson Leão e Daniel Silva, o Movidos se dedica à pesquisa do movimento a partir de referenciais como Klauss Vianna, Rudolf Laban, Edson Claro, além das práticas de contato-improvisação de Lisa Nelson e Steve Paxton. Com forte influência das street dances, o grupo atua na construção de uma cena mais inclusiva, questionando padrões estéticos tradicionais e ampliando a representatividade no fazer artístico.

As atividades fazem parte do projeto Circuito Funarte de Dança Klauss Vianna 2023, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Ministério da Cultura, com produção local da Alma Minho Produções e realização do grupo Movidos em parceria com a Rede Artes.

Serviço:

Oficina Laboratório Movidos à Dança

Espetáculo “Remix”

Mais informações:
Instagram: @movidosdanca
WhatsApp: (81) 99797-8748

Tags

Autor

Veja também