A Estação Primeira de Mangueira revelou, na noite desta sexta-feira (16), o enredo que levará à Marquês de Sapucaí no Carnaval 2026.
Com o título "Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra", a escola homenageará a trajetória de um dos mais respeitados curandeiros populares da Região Norte do Brasil.
Mestre Sacaca, figura emblemática do Amapá, ficou conhecido por sua sabedoria ancestral e pelo uso de remédios naturais e garrafadas feitas a partir de plantas da floresta amazônica.
Seu legado atravessa gerações como símbolo de resistência, cuidado e conexão com os saberes tradicionais afro-indígenas.
Em suas redes sociais, a escola escreveu que o seu desejo para o próximo desfile é enaltecer as tradições afro-indígenas do extremo Norte do Brasil.
"Evocamos a força das populações tradicionais, bebendo da sabedoria ancestral de um dos seus maiores expoentes, quem nos guia por essa Amazônia Negra do povo e do jeito Tucuju: Mestre Sacaca. Sob os pés do amapazeiro, é ele um Xamã Babalaô", escreveu a assessoria da verde e rosa.
O tema será desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França.
Quem foi Mestre Sacaca
Figura emblemática, Mestre Sacaca é lembrado por sua atuação como parteiro, benzedor, conhecedor das ervas medicinais e representante da cultura do Marabaixo – manifestação afro-amapaense de forte identidade comunitária.
Além de marabaixeiro, teve papel importante no carnaval local, onde foi Rei Momo por mais de duas décadas e fundador de blocos e escolas de samba. Ele morreu em 1999, porém os seus saberes e sua conexão com a floresta ainda são mantidos por sua família e celebrados pela população tucuju.
Enredo inédito para quebrar jejum de vitória
A Mangueira, que não conquista um título desde 2019 — quando emocionou o público com o enredo "História pra ninar gente grande", uma releitura crítica da história do Brasil — aposta em mais uma narrativa potente para voltar ao topo.
A trajetória de Mestre Sacaca, agora transformada em enredo pela verde e rosa, será apresentada pela primeira vez na Marquês de Sapucaí, marcando a estreia de sua história no maior palco do carnaval brasileiro.
Embora essa seja mais uma nova narrativa contada na folia, o Amapá já foi tema de destaque na avenida. Em 2008, a Beija-Flor de Nilópolis conquistou o título com o enredo “Macapaba: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas ao Meio do Mundo”, que celebrou a cultura, as tradições e as riquezas do estado nortista.
Veja a posição de desfile da Mangueira
Domingo (15 de fevereiro):
- Acadêmicos de Niterói
- Imperatriz Leopoldinense
- Portela
- Estação Primeira de Mangueira
Segunda-feira (16 de fevereiro):
- Mocidade Independente de Padre Miguel
- Beija-Flor de Nilópolis
- Unidos do Viradouro
- Unidos da Tijuca
Terça-feira (17 de fevereiro):
- Paraíso do Tuiuti
- Unidos de Vila Isabel
- Acadêmicos do Grande Rio
- Acadêmicos do Salgueiro