A CULTURAL Livraria e Cafeteria é um dos locais escolhidos para a divulgação da I Mostra Nacional Tabuleiro de Teatro, que segue até o dia 20 de maio, em Caruaru. Nesta sexta-feira (16), às 19h, o Cine-Teatro Dra. Janice Valença, do espaço que fica no bairro Maurício de Nassau, recebe o espetáculo-solo “Pão”, da Cia. Sei Lá o Que de Teatro (GO). Com entrada gratuita, a performance do ator Tiago Rener promete levar o público a profundas reflexões.
De acordo com a sinopse do espetáculo, na narrativa, Téspis de Icãria, o primeiro ator ocidental, atravessa a história com seu cavalo em busca de estórias para, assim, exercer sua função de ator. No percurso, encontra-se com a metalinguagem, evidenciando um pouco todo o seu definhamento e atraso da sociedade por onde passa, fazendo críticas ao machismo histórico – o poder concentrado nas mãos de homens que exercem o papel de opressores.
“É um enorme prazer saber que o nosso espaço, em tão pouco tempo de atividades, vem atraindo a atenção de diversos fomentadores da cultura, a exemplo do Tabuleiro Grupo de Teatro. Sem dúvidas, ações como esta trazem oportunidades para que o público de Caruaru possa vivenciar momentos de grande riqueza cultural e artística”, explica Rita Valença, diretora e idealizadora da CULTURAL Livraria e Cafeteria.
Ainda na programação do fim de semana, a CULTURAL promove no sábado (17), às 16h, uma roda de diálogo com o tema “O Prazer de Ler e a Experiência do Leitor”, também no Cine-Teatro Dra. Janice Valença. Participam deste bate-papo os escritores Sandra F. Lima, Alyson Monteiro e Silva Barbosa, todos com obras publicadas pelas editoras Arrelique Caruá, de Caruaru.
Cinema
A CULTURAL inicia, nesta segunda-feira (19), o Festival Cultural de Cinema de Arte. Sempre às segundas e terças, a partir das 16h, o público poderá conferir clássicos do cinema brasileiro e produções internacionais, a exemplo de filmes franceses, italianos, alemães, entre outros. Com entrada gratuita, será uma oportunidade de os amantes da Sétima Arte prestigiarem longas que marcaram a história cinematográfica mundial.
Exposição
Segue em cartaz, no Instituto Cultural Maiêutica, a mostra “Democracia Brasileira em Exposição – Memórias e Reflexões sobre o Golpe de 1964”, que traz à luz da sociedade as barbáries da ditadura militar no Brasil. A exposição trouxe a Caruaru parte do acervo do Centro Cultural Manoel Lisboa, do Recife, e fica aberta à visitação gratuita até 14 de junho.
O público confere uma linha do tempo dos Atos Institucionais decretados nos governos militares, uma instalação com fotos de presos políticos, painéis e documentos com relatos das consequências nefastas do regime, como tortura, desaparecimentos de pessoas, mortes e censura, e assiste a um vídeo com um forte depoimento do sociólogo Edival Nunes da Silva Cajá, ex-preso político da ditadura militar brasileira e militante dos Direitos Humanos.
Serviço
Programação de eventos gratuitos da CULTURAL Livraria e Cafeteria
Local: Av. Assis Chateaubriand, 131-A, Maurício de Nassau – Caruaru
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 21h
Informações: (81) 3046-2808
Programação
- Sexta (16/05), 19h: “Pão”, espetáculo-solo da Cia. Sei Lá o Quê de Teatro (GO), no Cine-Teatro Dra. Janice Valença
- Sábado (17/05), 16h: Roda de Diálogo “O Prazer de Ler e a Experiência do Leitor”, com os escritores Sandra F. Lima, Alyson Monteiro e Silva Barbosa
- De segunda a sábado (até 14/06), das 15h às 21h: Exposição “Democracia Brasileira em Exposição”, no Instituto Cultural Maiêutica
- Segundas e terças, 16h: Festival Cultural de Cinema de Arte, no Cine-Teatro Dra. Janice Valença