O Dia Internacional dos Museus, celebrado neste domingo (18/05), será uma oportunidade para o público desbravar um pouco mais sobre a memória e a preservação da identidade cultural de Pernambuco. Com programação gratuita e descentralizada, em sua primeira edição o projeto "Circuito Cultural Museus em Movimento" contemplará três museus do Recife, convidando a população a imergir no universo dos acervos históricos. A ação é realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), através da Coordenação do Núcleo de Museus e em parceria com o Instituto Ricardo Brennand (IRB).
As visitações gratuitas serão somadas à programação nacional da 23ª Semana Nacional de Museus, criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta primeira edição do Circuito, o público conhecerá os acervos do Museu do Estado de Pernambuco, da Fundação Gilberto Freyre e do Instituto Ricardo Brennand, que relacionarão suas programações ao tema proposto pelo Conselho Internacional dos Museus (Icom) para a data comemorativa este ano: "O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação".
Para participar do “Circuito Cultural Museus em Movimento”, o público interessado pode efetuar a inscrição por meio do formulário disponível online. Serão ofertadas 40 vagas com transporte gratuito (ônibus) disponível para a ação. O roteiro terá início no Museu do Estado de Pernambuco (ponto de saída e retorno), passando pela Fundação Gilberto Freyre e encerrando no Instituto Ricardo Brennand. As visitas terão, em média, 40 minutos de duração e serão guiadas pela equipe do educativo de cada instituição.
Rosélia Adriana Rocha, coordenadora do Núcleo de Museus da Secult-PE, comenta: “O Circuito Cultural Museus em Movimento, pensado de forma colaborativa com os espaços que estão participando da ação, tem como principal objetivo promover o acesso do público aos museus e seus bens culturais ali preservados. (...) A secretaria vem mantendo contato com outras instituições para que a gente possa desdobrar esse encontro em outros momentos, em datas comemorativas ou em eventos específicos relacionados aos museus”.
Museu do Estado de Pernambuco
Com 95 anos de trajetória, o museu possui duas exposições de longa duração: "O casarão e a cidade: usos e costumes", com acervo diversificado que contextualiza o Recife dos séculos XIX e XX; e "Pernambuco território e patrimônio de um povo", que narra de forma cronológica a história do estado desde as primeiras ocupações humanas até as manifestações culturais contemporâneas.
Fundação Gilberto Freyre
Na Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, o visitante tem acesso ao universo pessoal e intelectual do sociólogo Gilberto Freyre e de sua esposa. Instalado na antiga residência da família, o espaço preserva ambientes originais, mobiliário, objetos pessoais, fotografias, correspondências e uma biblioteca extensa com manuscritos do autor.
Instituto Ricardo Brennand
Criado em 2001, o IRB tem como objetivo preservar e difundir a história e a cultura brasileira, com destaque para o período do Brasil Holandês. Com arquitetura inspirada em castelos góticos europeus, o instituto abriga museus, pinacoteca, biblioteca, galeria de exposições, restaurante e um parque de esculturas. Seu acervo inclui armas, obras de arte, tapeçarias e livros raros.
Nara Galvão, diretora do Instituto Ricardo Brennand, enfatiza: “O Circuito Cultural Museus em Movimento é uma forma concreta de aproximar a população dos museus, garantindo acesso gratuito e contribuindo com a democratização da cultura. No Dia Internacional dos Museus reforçamos a importância dos museus como espaços de memória e transformação”.
PROGRAMAÇÃO:
- Data: 18/05/2025 (domingo)
- Ponto de partida: Museu do Estado de Pernambuco (Graças)
- 13h20: Visita mediada no Museu do Estado
- 14h - 14h15: Deslocamento
- 14h20: Visita mediada na Fundação Gilberto Freyre (Apipucos)
- 15h - 15h20: Deslocamento
- 15h30: Visita mediada no Instituto Ricardo Brennand (Várzea)
- 16h30 - 16h50: Deslocamento
- 17h: Retorno e encerramento no Museu do Estado