Quantas vezes é preciso transar por semana para ser saudável?
É possível sair do sedentarismo transando? Atividades sexuais envolvem perdas de calorias e trazem benefícios para a saúde dos parceiros.

O sexo também gasta calorias!
A atividade sexual traz benefícios para a saúde, ajudando, por exemplo, a favorecer a prevenção de doenças cardiovasculares.
A partir disso, por exemplo, é possível se questionar se é possível recorrer apenas ao sexo para sair do sedentarismo, mas será que isso procede? Entenda melhor a seguir!
Quantas vezes é preciso transar por semana para sair do sedentarismo?
Segundo o médico do esporte Filipe Cortez, em entrevista presente em matéria do EU Atleta, um estudo canadense mapeou o gasto de energia em adutos jovens no sexo e em 30 minutos de esteira.
"Nesse estudo, a média de calorias gastas durante o ato sexual foi de cerca de 90 kcal, sendo o gasto energético relativo (calorias gastas por tempo de atividade) de 3,6 kcal/min. Isso corresponde, em média, a cerca de 40% do gasto calórico total da caminhada em esteira."
"Essa foi a média geral dos participantes do estudo, mas, em alguns casos, o ato sexual chegou a superar o gasto energético absoluto do exercício em esteira", revelou Felipe Cortez.
Porém, o artigo também traz a perspectiva da fisiologista do esporte Gerseli Angel, que destaca que o gasto calórico permitido pelo sexo não é grande.
Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam que é preciso gastar ao menos 2200 calorias semanalmente para superar a barreira do sedentarismo.
Segundo o artigo, isso equivaleria a cerca de 18 relações sexuais de 30 minutos (com preliminares mais ativas) por semana para homens e 24 para as mulheres, uma quantia bastante alta.
Dessa forma, o sexo aparece como uma atividade que, associada a outras, pode ajudar a afastar o sedentarismo, contribuindo para a saúde.
Além disso, algumas posições podem favorecer o gasto calórico na relação.