O que são doramas? Saiba como foi o início e conheça as características deste fenômeno dos streamings

A "onda coreana" teve grande ajuda dos streamings. No primeiro semestre de 2023, por exemplo, 16 doramas estiveram no Top 10 mais assistidos no Brasil

Publicado em 18/07/2024 às 10:32

É provável que você já tenha visto entre os mais assistidos nos streamings, como Netflix ou Disney+, a presença dos doramas, as famosas séries japonesas que tomaram conta da indústria cinematográfica nos últimos anos.

Ainda mais recente, o Japão perdeu parte do protagonismo na produção dessas obras, tendo sido expandido para outros países da Ásia, como Coreia do Sul, China e Tailândia.

Significado da palavra dorama: vem do japonês "drama". Ou seja, a narrativa segue pela linha dramática e talvez faça tanto sucesso no Brasil pelas leves semelhanças com nossas novelas ou séries clichês de Hollywood.

"Novelas asiáticas"

Apesar dessa referência, o conteúdo traz um formato mais parecido com seriado do que novela, diferente do conteúdo de Bollywood, na Índia e da América Latina. Os países da Ásia Orientam produzem um tipo de produção que representa sua cultura e valores, com elementos acessíveis do dia a dia.

Os que são produzidos na Coreia do Sul, por exemplo, tendem a ser mais leves e cômicos. Diferentes dos produzidos no Japão, que tendem a serem mais sérios e dramáticos.

Foto: Reprodução
Cena do dorama "Pousando no Amor", da Netflix. - Foto: Reprodução

O início do Dorama

Durante a década de 1950, esse tipo de produção audiovisual surgiu no Japão e era assistido pela televisão, com temas do cotidiano, relações interpessoais e romances.

Nas décadas seguintes, até meados dos anos 1980, os C-dramas e os K-dramas (doramas chineses e sul-coroeanos, respectivamente), surgiram. No entanto, eram muito limitados no continente asiático. Sem tanta influência internacionalmente.

A partir dos anos 2000, outros elementos da cultura asiática, como animações japonesas (animes) e o K-pop, na Coreia do Sul, explodiram no mundo. Nesse embalo, os doramas foram ganhando espaço na cultura ocidental.

No Brasil, um dos primeiros sucessos dessas produções foi Round 6, que gerou, inclusive, propaganda personalizada por aqui.

O crescimento do Dorama no Brasil

A busca pelos Doramas não param no Brasil, chegaram, inclusive com obras dubladas em português. Conforme uma pesquisa do governo da Coreia do Sul, o Brasil foi o 5º país que mais consumiu doramas, fruto também da popularização de outras vertentes cultural do país do leste asiático por aqui.

A "onda coreana", chamada de Hallyu, tomou conta das paradas após Parasita vencer o Oscar em 2019. Sendo o primeiro filme de língua estrangeira a levar o principal prêmio cinematográfico, após 90 anos de existência do evento.

Esse efeito fez outras produções terem aumento no consumo na Netflix, que investiu US$ 2,5 bilhões na Coreia do Sul e, recentemente, ampliou seu catálogo com outras produções, como Vidas Passadas (2023), Dias Perfeitos (2023) e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022).

O formato do Dorama

Com duração de cerca de 40 minutos a 1 hora por episódio e uma média de 20 episódios por temporada, os doramas costumam não prosseguir as séries.

Algumas narrativas, como Mindnight Dinner: Tokyo Stories, fogem à regra e têm impulso para dar sequência nas histórias.

Com caráter envolvente, os doramas expressam bem as emoções humanas e dividem-se de acordo com o público-alvo, com suspenses, produções de época ou histórias românticas.

Indicações de Doramas

"Miss Night and Day" (Netflix)

O dorama sul-coreano "Miss Night and Day"/ "Do Dia para a Noite" (2024) já superou a marca de 1,8 milhões de streaming na Netflix e se tornou a 3ª série de não língua-inglesa mais vista da plataforma de streaming.

A produção chegou ao Brasil no último dia 14 e pode atingir o Top 10 de produções mais assistidas na plataforma.

"Pousando no Amor (Netflix)"

A história de amor secreta de uma garota que fez um pouso de emergência na Coreia do Norte e de um oficial que se apaixona por ela a ponto de escondê-la e protegê-la.

Uma Advogada Extraordinária (Netflix)

Uma advogada autista de 27 anos que, graças ao seu QI de 164, memória impressionante e processo de pensamento criativo, se formou como a melhor de sua classe em uma prestigiada faculdade de direito.

A Esposa do Meu Marido (Amazon Prime Video)

Kang Ji-won, uma paciente com câncer terminal, é morta pelo marido e a melhor amiga após descobrir a traição dos dois. Ela acorda dez anos antes do ocorrido e decide se vingar com a ajuda de Yu Ji-hyuk, diretor na empresa onde trabalha. Agora ela precisa retomar o controle de seu destino e eliminar o lixo de sua vida.

Pretendente Surpresa (Netflix)

Ha-ri vai a um encontro às cegas se passando pela amiga e pronta para dispensar o pretendente. Mas o plano dá errado, e ele acaba fazendo uma proposta para ela.

5 doramas de romance VICIANTES para assistir na Netflix

Tags

Autor