Yoga para emagrecer: 5 exercícios para iniciantes
Saiba como a prática da yoga pode ser sua aliada na busca pelo emagrecimento e na conquista de um corpo mais saudável e equilibrado.

Conheça os 5 melhores exercícios de yoga para iniciantes que desejam emagrecer!
Apesar da prática da yoga não ser focada apenas na perda de peso, seus benefícios para o corpo e a mente podem ser um verdadeiro tesouro para quem está nessa jornada de emagrecimento.
Com a junção de exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação, essa modalidade pode promover o aumento da massa muscular, melhorar o condicionamento físico e ainda melhorar o humor.
Se você está começando agora no mundo da yoga e busca opções para emagrecer, vamos apresentar 5 posturas fáceis de serem realizadas por iniciantes, que podem ser facilmetne incorporadas à sua rotina:
- Surya Namaskar (Saudação ao Sol)
- Adho Mukha Svanasana (Cachorro Olhando para Baixo)
- Utkatasana (Postura da Cadeira)
- Virabhadrasana I (Postura do Guerreiro I)
- Trikonasana (Postura do Triângulo)
Vamos aprender?
1. Surya Namaskar (Saudação ao Sol):
O primeiro exercício requer uma sequência dinâmica de 12 posturas que fluem em sincronia com a respiração, proporcionando um aquecimento completo do corpo.
2. Adho Mukha Svanasana (Cachorro Olhando para Baixo):
Clássico da yoga, a postura do cachorro olhando para baixo ajuda a fortalecer os braços, pernas, costas e abdômen, melhora a postura e a flexibilidade da coluna, além de auxiliar no processo de digestão.
3. Utkatasana (Postura da Cadeira):
Com o objetivo de fortalecer as pernas, quadris e tornozelos, a postura da cadeira é capaz de melhorar o equilíbrio e a postura, aumentando a resistência muscular e promovendo a queima de calorias.
4. Virabhadrasana I (Postura do Guerreiro I):
Com esse exercício, é possível trabalhar os músculos das pernas, quadris, glúteos e abdômen. Além disso, melhor a coordenação motora e aumenta a autoconfiança.
5. Trikonasana (Postura do Triângulo):
Já o último exercício é ideal para fortalecer os músculos da coluna. Assim como os outros citados, é capaz de melhorar a flexibilidade e também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.
Importante:
É imprescindível consultar um profissional de saúde antes de iniciar a prática de yoga, principalmente se você tiver alguma condição médica pré-existente.
Comece devagar e vá progredindo gradualmente nas posturas, de acordo com os limites do seu corpo.
VEJA TAMBÉM: Nutricionista dá dicas sobre frutas para ter uma vida mais saudável
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”