Sexo

Sexo entre amigos: ajuda ou atrapalha a amizade? Especialista dá dicas

Alguns acreditam que o sexo entre amigos pode fortalecer a amizade

Imagem do autor
Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 01/06/2024 às 13:04
Notícia

A amizade colorida, frequentemente, volta a ser tema de discussão. Durante uma participação no programa "Surubaum", apresentado por Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, os convidados Patrícia Ramos, Giovanna Lancellotti e Jonathan Azevedo compartilharam suas opiniões sobre se o sexo entre amigos fortalece ou prejudica a relação.

Patrícia Ramos revelou que já tentou manter uma "amizade colorida" com um de seus amigos, mas a situação mudou quando ela percebeu que ele estava prestes a pedi-la em namoro. "Me viu pelada, apaixonou", brincou a empresária.

SEXO ENTRE AMIGOS

Por outro lado, alguns acreditam que o sexo entre amigos pode fortalecer a amizade. Uma pesquisa realizada por Heidi Reeder, da Boise State University (EUA), sugere que relações sexuais entre amigos podem, de fato, reforçar os laços de amizade.

O estudo, que envolveu 300 homens e mulheres, revelou que 20% dos entrevistados já tiveram relações sexuais com amigos. Destes, 76% afirmaram que a amizade melhorou e se fortaleceu após a experiência. Além disso, para 50% dos participantes, o sexo casual evoluiu para um relacionamento sério posteriormente.

A sexóloga Michelle Sampaio explica que, no sexo, tudo é permitido desde que haja consentimento mútuo entre os envolvidos. Ela ressalta que o sexo é considerado um dos pilares para uma vida saudável pela Organização Mundial da Saúde.

Foto: Freepik
Sexo - Foto: Freepik

Para aqueles que desejam evitar complicações e manter a amizade intacta, algumas medidas podem ser tomadas. Michelle Sampaio aconselha que ver o sexo apenas como diversão não é problemático, desde que as expectativas de ambos estejam alinhadas.

"Seja para o homem ou para a mulher, seja uma única vez ou em momentos de carência, encarar o sexo apenas como fonte de prazer é uma opção válida, especialmente se for com alguém em quem você confia e por quem sente atração física", esclarece.

A chave para que a experiência funcione sem comprometer a amizade é simples, mas pode ser difícil: comunicação. Mesmo que o sexo aconteça de forma espontânea e não planejada, é importante não evitar conversas subsequentes para evitar mal-entendidos.

"Use o bom senso e aproveite a comunicação e a intimidade a seu favor. Compartilhe o que está sentindo. Se perceber que está se apegando ou desenvolvendo sentimentos além do físico, converse com a outra pessoa", recomenda a especialista.

*Com informações do Metrópole

Tags

Autor