Comportamentos

Agamia: entenda a nova forma de relacionamento entre os jovens

Descubra como é a nova forma de relacionamento popular entre os jovens

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriella Zilma

Publicado em 15/05/2024 às 20:37
Notícia

Dificilmente você já ouviu falar em agamia, mas com certeza já conheceu alguns jovens que não querem casar ou ter filhos.

A ideia de compromisso tradicional e tudo que vem incluso nesse pacote, passa bem longe da cabeça deles.

A nova geração vem passando por uma grande transformação no comportamento nas últimas décadas, com novos tipos de vínculo social. Entenda mais a seguir.

O que é agamia?

Uma pesquisa do IBGE de 2023 mostrou que havia 81 milhões de pessoas solteiras no Brasil, enquanto as casadas eram 63 milhões. Esse novo comportamento é chamado de agamia.

Essa palavra vem do grego: “a” (não ou sem) e “gamos” (união íntima ou casamento) e tem como base a desinteresse de um indivíduo em firmar um relacionamento romântico com outra pessoa, passando também pela intenção de os casais não desejarem filhos.

Reprodução/ iStock
Imagem ilustrativa de um casal apaixonado! - Reprodução/ iStock

A professora Heloisa Buarque de Almeida, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e pesquisadora do Numas (Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença), diz que as novas gerações buscam novas formas de relacionamento sem casamento.

Esse comportamento não é exclusivo do Brasil, países da América Latina, Estados Unidos e Japão também estão passando por essa mudança.

Jovens estão preocupados com questões ambientais e muitos não querem ter filhos. O uso das redes sociais está influenciando o início da vida sexual desses jovens.

As novas famílias estão se formando de maneiras diferentes, com casais do mesmo sexo ou vivendo em casas separadas.

O conceito de amor, família e mundo está mudando.

Tags

Autor