Dicas

3 passos para curar um coração partido após uma separação

Confira o que dizem os especialistas sobre a cura de um coração ferido

Imagem do autor
Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 07/05/2024 às 23:08
Notícia

Passar por uma separação é um dos sentimentos mais difíceis do mundo, especialmente quando ela te pega de surpresa. E muitas vezes você fica se perguntando: "Por quê? Por que isso aconteceu e por que é tão difícil seguir em frente?"

Se isso soa como você, saiba que não está sozinho em fazer essas perguntas. Mas felizmente, a psicóloga Dra. Aria Campbell Danesh tem algumas ideias sobre por que as separações nos afetam tão profundamente.

"A questão que as pessoas não entendem sobre o coração partido é o luto", diz Danesh. Você não está apenas perdendo uma pessoa ou seu melhor amigo; você está perdendo o futuro que criou juntos.

"A gente perde a família imaginada que achava que teria, ou essa ideia de envelhecer juntos", explica Danesh. Isso pode confundir nossas mentes.

Agora, você tem que imaginar um futuro que não envolve essa pessoa. Agora, você tem que reprogramar seu cérebro para não se importar mais.

E, como Danesh explica, "E há algo profundo em compartilhar sua vida diária com alguém."

Se expor e se mostrar completamente para aquela pessoa. Apesar de suas falhas e peculiaridades estranhas, há algo incrível em ser verdadeiramente visto por outro.

Há uma sensação de comunidade nisso. Há uma sensação de familiaridade que não pode ser desfeita. Mesmo que o tempo juntos tenha sido curto, você provavelmente compartilhou detalhes sobre sua vida que não podem ser apagados.

Danesh continua, "Nesse tempo, sua mente imagina que isso continuará."

Então, quando você se separa, seu cérebro fica completamente confuso. Agora, você tem que se ajustar ao inimaginável.

Você não tem mais as mesmas conexões que tinha antes. Você não tem mais aquela companhia que tanto desejava. Mas, o mais importante, você perde a visão do que poderia ter sido.

Então, como reprogramar seu cérebro após uma separação? E como curar o coração partido? Bem, a terapeuta licenciada Toya Foster sugere algumas maneiras de chegar lá.

Como Curar um Coração Partido?

1. Corte o contato

O primeiro passo para se curar é cortar todo o contato com o seu ex. Apague o número dele e bloqueie-o em todas as plataformas de mídia social.
Foster explica: "Pode ser difícil fazer isso, mas permitirá que você se concentre em si mesmo e dê o espaço necessário para se curar."

Certifique-se de manter distância dos amigos em comum, sugere Foster. Apenas até ter tempo para processar suas emoções e se curar.

2. Busque apoio

É importante não ficar muito sozinho durante esse período. Lembre-se, nós humanos precisamos de conexões para prosperar.

Então, saia com seus amigos e tenha uma noite de meninas. Faça uma noite de cinema com sua família ou faça uma chamada de vídeo com um ente querido à noite. O importante aqui é reconectar-se.

3. Pratique a atenção plena

Se você se encontrar em casa, certifique-se de se envolver em práticas de atenção plena. Foster escreve: "Práticas de atenção plena, como meditação, yoga ou exercícios de respiração, podem ajudá-lo a permanecer fundamentado e presente durante este momento difícil."

Além disso, pode ajudá-lo a gerenciar o estresse e mantê-lo ancorado quando sentir que está à beira de desmoronar.

Lidar com um coração partido é incrivelmente difícil. Não se trata apenas de uma separação; é uma perda que agora exige que você reprograma tanto seu cérebro quanto sua vida sem eles.

Então, seja gentil consigo mesmo e experimente essas três técnicas quando estiver lutando com um coração partido.

*Com informações do Yourtango

Tags

Autor